Etapas finais da Olimpíada Brasileira de Robótica 2015 na FEI

Ao todo, foram realizadas sete etapas no Estado de São Paulo, reunindo 475 equipes; 120 foram classificadas para a etapa estadual, em agosto, também na FEI

  • Data: 29/06/2015 13:06
  • Alterado: 29/06/2015 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Press Services
Etapas finais da Olimpíada Brasileira de Robótica 2015 na FEI

Crédito:

Você está em:

Em uma disputa emocionante, foram realizadas, sexta-feira e sábado (26 e 27 de junho), as duas últimas etapas regionais do Estado de São Paulo da 9ª Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2015, no Centro Universitário da FEI. Ao todo, foram sete etapas regionais, que reuniram 475 equipes de alunos do Ensino Fundamental e Médio, em busca de medalhas de ouro e também de uma vaga para a etapa estadual da competição, que acontecerá dia 8 de agosto, também sediada na FEI.

“O mercado de robótica está em expansão no País. Este ano tivemos 2.500 equipes inscritas em todo o Brasil. São cerca de 10.000 alunos do ensino básico – crianças e adolescentes – construindo seus próprios robôs. A competição contribui para o crescimento do mercado de robótica”, diz o professor doutor Flávio Tonidandel, coordenador do curso de Ciência da Computação da FEI e representante estadual da OBR.

Na disputa na FEI, os robôs, construídos pelos alunos de 6 a 19 anos, tinham que seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios — superar redutores de velocidade sem ficarem presos; atravessar terrenos desconhecidos; desviar de escombros e subir montanhas para salvar as vítimas (representadas por bolas de isopor revestidas por papel alumínio) — para resgatar vítimas de um desastre, transportando-as para uma área segura, para que recebessem os cuidados de humanos. Na FEI, 31 equipes do nível 1 (com menor dificuldade) foram classificadas para a etapa estadual; e 26 equipes do nível 2 (com maior dificuldade) conseguiram uma vaga na próxima etapa. Estes alunos se unirão aos demais classificados pelas cinco etapas regionais do Estado de São Paulo, totalizando 120 estudantes – 60 para o nível 1 e 60 para o nível 2 -, que seguirão para novas disputas para definir os campeões do Estado de São Paulo.

As outras competições regionais ocorreram no dia 10 de junho na regional Taubaté; dias 13 e 14 de junho, na regional São Carlos; 17 de junho, na regional Campinas e 24 de junho, na regional Ourinhos.

O evento tem o objetivo de divulgar a robótica, suas aplicações e tendências, estimulando o estudo, a investigação, o aprendizado e a formação de alunos capazes de lidar com a tecnologia de robôs móveis inteligentes, e principalmente, familiarizados com a cultura tecnológica. Após a etapa estadual, as melhores equipes posicionadas conquistam vagas para a etapa nacional, que ocorre de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia – MG.

Vale informar que na OBR existem duas modalidades, a prática e a teórica. São independentes e ocorrem simultaneamente em todo o Brasil. Alunos podem participar das duas modalidades se quiser, mas os que participam da modalidade prática, não precisam fazer a prova teórica.

Compartilhar:

  • Data: 29/06/2015 01:06
  • Alterado:29/06/2015 13:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Press Services









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados