Estudo da USCS avalia a comunicação bancária

Foram estudados os websites dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, além de pesquisa de opinião com usuários do netbanking destas instituições

  • Data: 17/06/2013 15:06
  • Alterado: 17/06/2013 15:06
  • Autor: Ana Paula Lazari
  • Fonte: USCS
Estudo da USCS avalia a comunicação bancária

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O Executivo Corporativo em Global Security, Antonio Carlos Machado, obteve seu título de Mestre em Comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) estudando um tema que tem tirado o sono de muitos banqueiros e correntistas: a comunicação bancária para prevenir danos nos sites dessas instituições. O objetivo de sua pesquisa foi analisar a comunicação bancária voltada para a prevenção de danos quando do uso de seus websites pelos consumidores. Para responder a algumas dessas questões, foram pesquisados os websites dos bancos Bradesco, Itaú e Banco do Brasil, além de pesquisa de opinião com 130 usuários do netbanking das instituições citadas. Os resultados apontaram que os bancos reservam em seus websites espaços específicos para a prevenção de danos ao consumidor no uso do net banking, enquanto os clientes usam os serviços bancários via net banking e que estão atentos às informações de prevenção às fraudes, pois possuem consciência desse problema que afeta sua relação comercial e de confiança com as instituições bancárias.

Antonio Carlos Machado acredita que tanto o referencial bibliográfico, como os modelos teóricos, a análise dos websites dos bancos pesquisados – Banco do Brasil, Itaú e Bradesco – como a pesquisa de opinião com usuários desses mesmos bancos mostram que o processo de comunicação protagonizado pelos bancos e consumidores apresenta inovações importantes com a mediação da Internet tendo em vista a prevenção de danos ao consumidor. “Verifica-se a preocupação dos bancos no sentido de transmitir segurança aos seus usuários, de forma a gerar aos consumidores uma percepção consistente dos riscos ao acessar os serviços via netbanking”, ressalta o pesquisador da USCS.

Para o docente do Programa de Mestrado em Comunicação da USCS e orientador do trabalho, Gino Giacomini Filho, a pesquisa foi relevante porque mostrou como a comunicação sobre itens de segurança é importante para os bancos e, principalmente, para o consumidor na era dos serviços online. A segurança no acesso aos serviços nos websites dos bancos tem sido uma das grandes reclamações de clientes, algo que será revertido se os procedimentos de segurança forem bem comunicados ao consumidor-internauta.

A dissertação de mestrado de Antonio Carlos Machado resultou no artigo científico “Organizações Virtuais Consumeristas – Novos espaços para o consumidor”, escrito em parceria com outro pesquisador da USCS, André Petris Gollner e publicado na revista eletrônica CoMtempo, da Faculdade Cásper Líbero.

Os trabalhos acadêmicos de Antonio Carlos Machado já estão disponíveis para consulta – na íntegra – nos links abaixo:

Dissertação: “Comunicação para prevenção de danos ao consumidor com o uso da internet

Artigo científico: “Organizações Virtuais Consumeristas – Novos espaços para o consumidor”. Revista CoMtempo.

O programa de Mestrado em Comunicação da USCS objetiva contribuir com a geração e difusão do conhecimento científico no campo da Comunicação e, com isso, dar consecução à missão da USCS junto à comunidade interna e externa. Pretende ainda contribuir na formação de pesquisadores e docentes com visão crítica e científica do campo da Comunicação face a uma sociedade em constante transformação. Informações sobre o programa

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  • Data: 17/06/2013 03:06
  • Alterado:17/06/2013 15:06
  • Autor: Ana Paula Lazari
  • Fonte: USCS









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