São Bernardo Saúde

Estudantes de São Bernardo recebem tratamento odontológico indolor

Nova técnica de remoção de cárie é aplicada pelas equipes de saúde bucal nos alunos da rede municipal de Educação

  • Data: 09/11/2023 16:11
  • Alterado: 09/11/2023 16:11
  • Autor: Vivian Rossi
  • Fonte: PMSBC
tratamento-bucal

Nova técnica de remoção de cárie é aplicada pelas equipes de saúde bucal nos alunos

Crédito:Gabriel Inamine/PMSBC

Equipes de saúde bucal da Prefeitura estão utilizando uma nova técnica de remoção de cárie, sem necessidade de anestesia e sem dor, nos alunos da rede municipal de Educação. Denominado Tratamento Restaurador Atraumático (ART), o método proporciona atendimento às crianças em ambiente lúdico com todos os cuidados e conforto, sem utilizar o tradicional atendimento em ambiente de consultório. 

De acordo com a coordenadora do projeto do município, Dra Lilian Petecof, o método não invasivo traz muito mais tranquilidade aos pequenos e aos pais. “As crianças passam primeiro por uma avaliação oral geral e sempre que possível é aplicada a ART. A ação tem se mostrado muito eficaz na redução de danos no tratamento oral, porque é imediata. Não há mais necessidade de encaminhamento do paciente até a UBS”, esclareceu. 

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma metodologia que contempla a prevenção e o controle da doença cárie dentária. Consiste em uma técnica minimamente invasiva e composta pela remoção seletiva do tecido cariado com instrumentos manuais odontológicos e pela confecção de uma restauração definitiva da cavidade ou fissura com cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade. 

A técnica foi desenvolvida visando a utilização em comunidades vulneráveis, onde os recursos e estrutura podem ser mais limitados. Apesar disso, o uso de TRA tem ocorrido em países mais desenvolvidos, o que se justifica pelo fato de auxiliar no tratamento odontológico precoce, inclusive em bebês. Também é indicado para pacientes extremamente ansiosos ou pacientes especiais, uma vez que dispensa o uso da alta rotação e da anestesia. 

Todas as equipes de saúde oral estão treinadas para ofertar o tratamento também nas UBSs. A metodologia pode ser aplicada tanto nas crianças como nos adultos”, reforçou a dentista. 

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) – A ação acontece durante todo o ano em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação. Profissionais da Atenção Básica visitam as escolas municipais periodicamente para avaliações de saúde bucal, nutrição, oftalmologia, imunização, entre outras ações, sempre visando à prevenção de doenças tanto na infância como na fase adulta. Neste ano, o programa já atendeu a 849 crianças em seu ambiente escolar. Foram realizadas 1.083 restaurações atraumáticas. Além disso, o programa resultou em um controle na doença cárie no público-alvo.

Compartilhar:



  • Data: 09/11/2023 04:11
  • Alterado: 09/11/2023 04:11
  • Vivian Rossi
  • PMSBC







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados