Estudantes apresentam reinvindicações ao PPA – Criança
Exercício da cidadania é praticado pelos alunos das escolas municipais e incentivado pela prefeitura de Santo André
- Data: 13/06/2013 08:06
- Alterado: 13/06/2013 08:06
- Autor: Janaína Harada
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
A Prefeitura recebeu na manhã desta quarta-feira (12) a visita do primeiro grupo de alunos das escolas municipais de ensino fundamental representantes do PPA – Criança (Plano Plurianual Participativo). Neste primeiro contato, 18 estudantes apresentaram as reivindicações à equipe de governo andreense. O objetivo do programa inédito é ampliar o debate com este público, com linguagem diferenciada, além de promover o exercício da cidadania entre os alunos das instituições de ensino de Santo André.
O PPA – Criança envolve as 32 mil alunos da rede municipal de ensino fundamental, que elegeram representantes em suas respectivas escolas. Haverá outras quatro visitas ao gabinete do prefeito Carlos Grana (nos dias 14, 18, 19 e 21/06). Além da visita ao Executivo, os estudantes também conheceram o Legislativo para se habituar ao ambiente político, já que no próximo dia 28, debaterão todas as reivindicações. A ideia é sistematizar e ordenar os pedidos por área e assunto para entregar ao prefeito Carlos Grana, no dia 3 de julho, data a qual os 102 participantes voltarão a se reunir com o chefe do Executivo andreense, no Centro de Formação dos Professores Clarice Lispector.
Ao recepcionar a criançada, Grana recebeu mais de 30 reivindicações de estudantes de nove Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental). As demandas vão desde “suco na merenda”, até temas mais complexos, como “segurança nas escolas” e “combate às drogas”, passando pela “reforma geral do prédio”. “Não tenho solução imediata para todos os pedidos, mas podem ter certeza de que estamos buscando as respostas”, disse o prefeito ao grupo.
Se no início da reunião os 18 estudantes estavam tímidos, falando baixinho, rapidamente deixaram a inibição de lado e com os bracinhos estendidos pediam a palavra para expor o que queriam ver solucionado na escola e em suas vidas. Apesar da pouca idade, a maior preocupação da garotada é falta de segurança nas comunidades. “Haverá ações de prevenção e combate às drogas no entorno das escolas, além da instalação de câmeras de monitoramento nas proximidades das unidades de ensino”, assegurou o chefe do Executivo.
Em linguagem menos formal, Grana destacou as metas para transformar a cidade até o final do mandato. “Estou entusiasmado com o PPA-Criança. A Educação é o setor que vamos investir mais. Ampliaremos o número de vagas nas creches. Das três mil a qual nos comprometemos, com construção de 16 novas unidades, até 2015, disponibilizaremos mais 4.500, zerando o déficit. A jornada das ADIs (Auxiliares de Apoio ao Desenvolvimento Infantil) será reduzida para 31 horas a partir de janeiro do próximo ano”, explicou, ao destacar a importância de receber as reivindicações dos alunos.
Entusiasmado com a participação das crianças, Grana reforçou a meta de entregar os uniformes escolares no início do ano letivo, em 2014, para todos os estudantes da rede municipal. “Além disso, já demos início à construção do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no bairro Marek. Em breve, construiremos outro, no Jardim Ana Maria. Gostei muito de ter recebido vocês e espero conseguir resolver todos os problemas. Contem comigo”, completou Grana.
REINVINDICAÇÕES – Aluna da 4ª série C, da Emeief Salvador dos Santos, Evelyn, de 8 anos, foi eleita a porta-voz da sua escola. “Queremos suco junto com a merenda”, reivindicou. Embora o assunto não aparente ser dos mais complexos diante de outras reivindicações, como segurança, aulas de inglês e reforma geral na escola, o pedido de Evelyn atende diretamente uma necessidade de toda a turminha. O prefeito disse que isso seria fácil de resolver e que levaria a solicitação à Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), órgão responsável pela merenda das escolas municipais.
Para a diretora da EMEIEF Dom Jorge M. de Oliveira, Michele dos Santos Antonio Ferreira, a iniciativa do PPA-Criança faz com que as crianças aprendam como é o processo de construção de uma cidade. “É de grande valia para que elas comecem a exercer a cidadania. É isso que a escola busca”, destacou a diretora. “O legal é que elas vão voltar para a escola e compartilhar com seus amiguinhos o que viram e ouviram aqui. É uma experiência que se multiplica e isso é muito importante.”
A atividade da Prefeitura também foi aprovada pelos pais. “O encontro foi muito importante. É a primeira vez que vejo uma ação como esta. O prefeito deu carinho e recebeu muito bem todos eles”, afirmou Fabiana Roberto de Souza, mãe da pequena Giovana, aluna da Emeief Salvador dos Santos. Outra mãe Vanessa de Oliveira, cuja filha frequenta a Emeief Dom Jorge, enfatizou a importância de incentivar a participação dos alunos, reivindicando direitos e aprendendo seus deveres desde cedo.