Estado oficializa chegada do Metrô a Santo André

Edital da PPP poderá ser consultado pela população; Linha 18-Bronze interligará cidades do Grande ABC à Capital Paulista

  • Data: 04/07/2013 18:07
  • Alterado: 04/07/2013 18:07
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA
Estado oficializa chegada do Metrô a Santo André

Crédito:

Você está em:

A população andreense já pode começar a comemorar a chegada do Metrô ao ABC. Nesta quinta-feira (4), o governo do Estado de São Paulo, o Ministério das Cidades e as prefeituras de Santo André, São Caetano e São Bernardo deram mais um passo importante para o projeto sair do papel. No Palácio dos Bandeirantes, os representantes das três esferas anunciaram o lançamento da consulta pública para o edital da PPP (Parceria Público-Privada), que prevê a construção da Linha 18-Bronze. O monotrilho – modelo de superfície escolhido para atender a região – interligará o Grande ABC à Capital paulista, ligando as estações Tamanduateí, na zona leste de São Paulo, e a futura Djalma Dutra, em São Bernardo do Campo.

Na ocasião, o prefeito de Santo André, Carlos Grana, destacou a satisfação em ver os governos federal, estadual e municipal, além de a iniciativa privada, trabalhando em parceria para o sucesso do “megaprojeto”, como caracterizou o chefe do Executivo. “A ação vem sendo planejada desde 2008. Temos de destacar que se trata de uma obra de altíssimo impacto para a melhoria dos projetos de mobilidade urbana de toda a região. Todas as cidades estão empenhadas neste projeto inédito, sobretudo por se tratar de um meio de transporte que sempre foi restrito à Capital. Com isso, nossa população terá um ganho de tempo enorme e, consequentemente, mais qualidade de vida”, comemorou o prefeito.

A concessão patrocinada para a prestação dos serviços públicos de transporte de passageiros da Linha 18 – Bronze prevê a implantação de obras e dos sistemas, aquisição dos trens, operação, conservação e manutenção. O valor total previsto para implantação da linha, que contará com 13 estações, é de R$ 3,5 bilhões. Na primeira fase, a Linha terá 14,9 km de extensão, atendendo aos municípios de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo.

TRÂMITE – Durante a consulta pública, o edital será disponibilizado gratuitamente por meio da internet, no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, pelo período de 30 dias, para recebimento de sugestões. A medida tem como objetivo abrir à população as informações que envolvem o contrato para a obra, operação e manutenção da Linha 18. Desta forma, os cidadãos e empresas podem se manifestar sobre a minuta de edital. Após as sugestões, o Conselho Gestor de PPP tem o prazo de 30 dias para incorporar as sugestões propostas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:Diego Barros/PSA
1
Crédito:Diego Barros/PSA
1
Crédito:

  • Data: 04/07/2013 06:07
  • Alterado:04/07/2013 18:07
  • Autor: Robson Luiz Gisoldi
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados