Espetáculo de dança é cenário para encerramento do Comunidade Ecofashion
As roupas recicladas produzidas, sob a supervisão do Ecotece, por alunos de escolas públicas do Grande ABC ganharam trilha e apresentação da Cia. Tentáculo Jovem
- Data: 15/12/2017 15:12
- Alterado: 15/12/2017 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: CDN Comunicação
Empenhada em contribuir para o desenvolvimento socioambiental da comunidade onde está inserida, a Braskem promove, em parceria com o Sesi-SP e o Instituto Akatu, a terceira edição do Programa Braskem de Educação Ambiental, que beneficia dez escolas da rede pública do Grande ABC, alcançando cerca de 600 crianças de 9 a 12 anos. A etapa final do programa é a participação no Comunidade Ecofashion, que desafia as crianças a aplicarem na prática o conhecimento adquirido durante as capacitações.
Realizado pelo Ecotece, instituto do terceiro setor que atua há mais de dez anos com a temática da moda sustentável, o Comunidade Ecofashion aborda o consumo consciente e a reciclagem de forma lúdica. Sob a supervisão de estilistas especializados em moda reciclada, cada escola confecciona uma roupa a partir do reaproveitamento de materiais descartados. “A proposta não é que os trajes criados sejam utilizados no dia a dia, mas demonstrar para os participantes a importância de ressignificar o que antes era tido como lixo, e da reciclagem no processo de consumo consciente”, explica Lia Spínola, diretora do Ecotece.
Em parceria com a Cia. Tentáculo Jovem, o Ecotece organizou um espetáculo de dança contemporânea para apresentar as roupas produzidas pelas crianças. Liliane de Grammont, diretora do espetáculo, explica que a companhia de dança tem um projeto também com uma proposta social e relacionado à reciclagem e, muito próximo ao trabalho realizado pelo Ecotece, e essa identificação aproximou as duas instituições, que enxergaram uma maneira de dar vida à história criada pelas crianças durante as capacitações.
O roteiro e a trilha da apresentação foram criados com base na história desenvolvida pelos alunos durante a capacitação para a elaboração das roupas e, dessa forma, eles foram protagonistas em todo o processo criativo do espetáculo. Durante a criação do roteiro, a equipe cuidou para que, além das questões sustentáveis, a música e a dança fossem usadas para transmitir mensagens que impactassem as crianças e as fizessem refletir sobre o espetáculo. “Nessa busca, abordamos temas como amizade, isolamento digital, bullying e afetividade, utilizando diversas referências dadas pelas crianças durante a capacitação, como elementos do funk, do sertanejo, louvores de igrejas, entre outros. Acredito que isso tornou o projeto ainda mais rico culturalmente, materializando todo o processo de criação dos alunos”, afirma Liliane.
Pamela Gomes Teixeira, agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP, professora e coordenadora pedagógica do Programa Braskem de Educação Ambiental, explica que a implementação do projeto leva elementos diferentes para sala de aula, o que torna muito mais dinâmica a aprendizagem. “Eu sinto que a resposta dos alunos é muito positiva e é possível ver como todos se engajam para participar. Além disso, o projeto acaba se expandindo dentro das escolas, o que deixa um legado de conhecimento para todos”, afirma.
Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem, reforça que o desenvolvimento humano é uma das causas foco da companhia. “Ficamos muito orgulhosos de participar do Comunidade Ecofashion, onde vemos na prática a aplicação do conhecimento transmitido no Programa Braskem de Educação Ambiental. Este ano, foi ainda mais emocionante ver as crianças reconhecerem suas criações durante o espetáculo”, finaliza.