Esparrama pela Janela é atração da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
No próximo domingo, dia 12 de Novembro, o Grupo Esparrama faz uma apresentação especial de seu famoso Teatro na Janela no Minhocão como parte da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo!
- Data: 07/11/2017 09:11
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Luciana Gandelini
O Grupo Esparrama que conquistou a simpatia dos paulistanos com o famoso teatro na janela realizado em um apartamento localizado em frente ao Minhocão (Viaduto João Goulart), integra a programação da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo com uma apresentação especial no próximo domingo, dia 12 de Novembro, às 16h00, do espetáculo Esparrama pela Janela. E também com um material sobre o Teatro na Janela, que será exposto durante a Bienal.
O espetáculo Esparrama pela Janela conta a história de um morador do Minhocão, que cansado do caos e barulho da cidade, resolve subverter o ambiente em que vive e transforma tudo em música. A partir desta transformação, um universo mágico se estabelece e é aí que a magia começa! Um casal de monstros, um seresteiro gigante, uma princesa, um anão dançarino, duas vizinhas fofoqueiras e outros seres divertidíssimos tomam conta deste espaço e dão vida ao famoso teatro na janela, que vem atraindo milhares de pessoas aos finais de semana para o Minhocão, buscando um pouco de arte e cores em meio à cidade cinza.
Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil. Com apresentações no Minhocão, o Esparrama é um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo. Esparramando cores, arte e muito bom humor, o grupo cativou a população local e atraiu os olhares de pessoas de diversos lugares, que passaram a incrementar seus domingos de lazer, participando das atividades propostas pelo Esparrama.
Criado em 2012, o Grupo Esparrama, tem como base de sua pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Com o projeto de teatro na janela, que surgiu em 2013, atraiu os olhares da crítica especializada, da imprensa nacional, internacional e ganhou notoriedade. Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção – e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.
Em 2014 o grupo foi contemplado com o programa Rumos Itaú Cultural e em janeiro de 2015 deu início ao projeto Janelas do Minhocão, que contou com importantes ações de ocupação e culminou com a criação de seu segundo espetáculo “Minhoca na Cabeça”. Para esse espetáculo o grupo contou com os atores convidados Gabi Zanola, Renato Ribeiro e Vinicius Ramos, integrantes da Trupe DuNavô. Ainda em 2015, na segunda edição do Prêmio Zé Renato, foi contemplado e realizou temporadas de seus dois espetáculos feitos especialmente para o Minhocão: Esparrama pela Janela e Minhoca na Cabeça.
Com o projeto NAVEGAR, contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo vem promovendo oficinas, temporadas de apresentações e realizou expedições com crianças de diferentes “territórios”, para junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição “Navegar – Uma Expedição por Imaginários”, que atualmente está em cartaz no CEU Butantã.
Se programe para levar as crianças e também se divertir com este que é um dos grupos mais criativos e importantes da cidade de São Paulo!
Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama
Esparrama pela Janela na 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo
Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.
Única apresentação: dia 12 de novembro de 2017
Horário: 16h00
Local: No Minhocão (Elevado Costa e Silva), altura do número 158 da Avenida Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.
No caso de chuva, o espetáculo não acontece.