Espaço Verde Chico Mendes recebe exposição
Humor gráfico do ABC: cartum, caricatura, charge e tirinhas é tema de nova exposição promovida pela Fundação Pró-Memória. A entrada é gratuita
- Data: 14/03/2014 08:03
- Alterado: 14/03/2014 08:03
- Autor: Marília Tiveron
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
A mostra traz desenhos dos acervos pessoais de humoristas gráficos do Grande ABC, como Gilmar Machado Barbosa, Antônio Carlos Pires, Gil de Godoy, Humberto Pessoa, Luigi Rocco, Luiz Carlos Fernandes, Mário Mastrotti e Peixe (Luiz Carlos Ferreira), que recriaram aspectos do cotidiano da região e do país por meio de personagens com traços de irreverência e ironia.
O humor gráfico ocupa lugar de destaque em jornais e revistas. Não se pode negar a importância do desenho humorístico na imprensa, seja como documento histórico, fonte de informação social, comportamental, política e psicológica, ou até mesmo como termômetro de opinião, fenômeno estético, expressão artística e literária ou ainda como simples forma de diversão e deleitável passatempo. É importante destacar que a charge tem um alcance maior do que um editorial por conta de seu caráter imagético, que tem impacto imediato sobre o receptor.
A exposição inicia em 18 de março e segue em cartaz até o dia 25 de maio, podendo ser vista de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. O Salão Expositivo está localizado na Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4223-4780.