Encontro de Grêmios em SJC lança gincana solidária
Encontro reúne lideranças de Grêmios no CEFE para lançar a Gincana Conexão Solidária em SJC
- Publicado: 15/08/2026 13:33
- Alterado: 15/08/2026 13:33
- Autor: Daniela Ferreira
Estudantes representantes dos Grêmios Estudantis da rede municipal de ensino de São José dos Campos participaram, na manhã de sexta-feira (14), do Encontro dos Grêmios 2026. O evento foi realizado no auditório do Centro de Formação do Educador (CEFE) e reuniu líderes estudantis, coordenadores pedagógicos, equipes da Secretaria de Educação e Cidadania e convidados especiais para debates focados em cidadania e liderança.
Promovido pela Prefeitura de São José dos Campos, o encontro marcou também o lançamento oficial da gincana “Conexão Solidária”, iniciativa em parceria com o Fundo Social de São José dos Campos que transformará o protagonismo jovem em ações comunitárias.
Três Movimentos da Gincana “Conexão Solidária”
A gincana engajará 46 Grêmios Estudantis da rede municipal com a missão de arrecadar produtos essenciais para famílias em situação de vulnerabilidade. A dinâmica de arrecadação foi apresentada pelos estudantes Manuella Sarah Pereira dos Santos (Emefi Profª Sebastiana Cobra), Sophia Andrade Rodrigues Pimenta (Emefi Profº Waldemar Ramos) e Vitor Emanuel Ribeiro Claus (Emefi Profª Ana Berling), que entregaram as Cartas-Tarefa com as diretrizes do desafio aos presidentes das agremiações.

A competição será dividida em três fases temáticas sequenciais:
- 1º Movimento (14/08 a 14/09): Arrecadação de produtos de higiene pessoal;
- 2º Movimento (14/09 a 14/10): Arrecadação de materiais de limpeza;
- 3º Movimento (14/10 a 16/11): Arrecadação de alimentos não perecíveis.
A apuração geral dos itens recolhidos terá início em 16 de novembro, com divulgação oficial dos vencedores prevista para o dia 27 de novembro. A cerimônia de encerramento e entrega das premiações ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2026, às 14h, no próprio CEFE. As três escolas com maior pontuação receberão o Certificado de Liderança Solidária e os troféus Ouro, Prata e Bronze, respectivamente.
Protagonismo e União Estudantil nas Escolas
Durante a abertura, os jovens foram estimulados a refletirem sobre a atuação dos grêmios na promoção de um ambiente escolar participativo e democrático, conhecendo também as diretrizes de apoio oferecidas pelo setor de Orientação Educacional do município.

A estudante Ana Luisa Almeida Santos, aluna do 9º ano da Emefi Profª Leonor Pereira Nunes Galvão, destacou o poder de mobilização da juventude:
“Que esse encontro possa nos servir como exemplo: de que quando nós, jovens, nos unirmos por um propósito, podemos fazer uma grande diferença”, afirmou a estudante.
Palestra de Formação sobre Liderança
A programação do encontro contou com a palestra “Liderança: uma atitude diante da vida”, ministrada pelo educador, comunicador e profissional das artes Bira Azevedo. A atividade foi viabilizada pelo CENPEC por meio do projeto “Transformando o Amanhã”, executado em cooperação com o Programa Petrobras Socioambiental.
Com mais de duas décadas de atuação na área de educação integral, o palestrante utilizou linguagens artísticas para abordar temas como confiança criativa, diversidade, saúde mental e responsabilidade nas escolhas individuais e coletivas.