Encerramento da oficina com o mestre impressor Gyarfi
Ateliê Experimental de Técnicas de Artes Gráficas, com o Mestre Impressor Roberto Gyarfi, da Pinacoteca Municipal encerrado com assinaturas das obras produzidas
- Data: 27/02/2014 16:02
- Alterado: 27/02/2014 16:02
- Autor: Paula Fiorotti
- Fonte: Fundação Pró-Memória
Crédito:
Na noite desta terça-feira (25/2), aconteceu o encerramento do Ateliê Experimental de Técnicas de Artes Gráficas com o Mestre Impressor Roberto Gyarfi, promovido pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, por meio da Pinacoteca Municipal, desde 14 de janeiro. Com encontros às terças, quintas e sábados, na Casa de Vidro, a ação contou com 31 participantes.
Na ocasião, todos foram reunidos para a assinatura de seus trabalhos. Um trabalho coletivo também foi realizado, totalizando 32 litogravuras. Cada aluno teve direito a oito impressões. O ministrante da oficina Roberto Gyarfi explicou todos os detalhes do procedimento, seguindo normas determinadas pela Convenção de Genebra para assinatura de litogravuras.
A presidente da Fundação Pró-Memória, Sonia Maria Franco Xavier, prestigiou o evento e, circulando pelo espaço, observou cada trabalho produzido. “Foi uma alegria trazer o mestre impressor Gyarfi para ministrar a oficina e contar com a participação de vocês. Os trabalhos produzidos foram resultado de muito carinho, paciência e dedicação. Todos estão de parabéns!”.
O pintor Renan Ribeiro, de São Caetano, considerou a iniciativa de suma importância para o cenário das artes local. “A Fundação Pró-Memória está suprindo uma necessidade dos artistas da região. E para mim foi muito útil, pois contribuiu para o meu desenvolvimento e autoconhecimento como artista”.
Mireille Lerner, artista plástica, veio de Santo André para participar do ateliê. A obra por ela produzida, denominada Cheiro de Jasmim, retrata um momento de sua infância. Segundo ela, cada obra produzida na oficina tem uma história. “Todos os participantes dedicaram-se muito. Eu levarei para o futuro todos os momentos que passei aqui”.
No final do encontro, Roberto Gyarfi anunciou a doação de uma impressão de cada obra para o acervo da Pinacoteca Municipal.