São Caetano Educação

Em palestra sobre inovação, USCS celebra 55 anos e reúne mais de 800 pessoas

O reitor da Universidade de São Caetano do Sul (USCS), Prof Leandro Prearo destacou o papel educacional junto à comunidade da região e ao município

  • Data: 04/08/2023 18:08
  • Alterado: 31/08/2023 19:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: USCS
Em palestra sobre inovação

Crédito:Ana Paula Lazari / USCS

No dia 1º agosto (terça-feira), aconteceu, no Buffet Samyr, em São Caetano do Sul, um evento em comemoração aos 55 anos da Universidade de São Caetano do Sul (USCS). O evento teve início com homenagens ao prefeito municipal de São Caetano do Sul, José Auricchio Junior; ao reitor da Universidade, Prof. Leandro Prearo; a ex-diretores/reitores; e ao funcionário e à docente com mais tempo de atuação na instituição.

“Pensar e fazer educação é diariamente e cotidianamente desvendar a condição humana e propor vias de libertação para homens e mulheres. Essa é a grande verdade, a educação liberta. A educação emancipa. E é isso que a USCS tem feito nesses 55 anos junto à comunidade da região e ao município de São Caetano. Porém nada disso que a USCS realizou nesses 55 anos seria possível sem a participação de todos os nossos professores, funcionários e os mais de 40 mil alunos que aqui se formaram. Foi tudo construído com muito carinho a milhares de mãos”, destaca o reitor da USCS.

Após as palavras do reitor da Universidade, Prof. Leandro Prearo, e do prefeito municipal, José Auricchio Junior, a comunidade presente, formada por funcionários, professores, demais autoridades da região e comunidade, assistiram à palestra “Inovação – conceito, atitude e identidade”, com o Prof. Dr. Clóvis de Barros Filho, doutor e livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Na ocasião, Auricchio reforçou a importante atuação da universidade em pesquisa e nos serviços prestados à população: “A USCS tem hoje um corpo docente com pesquisadores e com cientistas, vindos das mais diferentes e renomadas instituições brasileiras e internacionais, que aqui se alocaram e ganham a guarida de uma universidade que se moderniza e que entende o seu real papel na sociedade. Tenho muito orgulho, ao longo dos meus anos como prefeito, de conviver com uma série de gestores, todos com o seu papel de colaboração, e poder, nesse momento, trazer a consolidação desse processo cinquentenário, onde quem ganha é a população de São Caetano do Sul, do Grande ABC e da Capital. Deixo aqui meu agradecimento aos professores Silvio Minciotti e Marcos Bassi, nas suas passagens pela reitoria dessa universidade, e, ao professor Leandro. Falo aqui como um amigo: tenho a certeza que a sua jovialidade e a sua perspicácia cientifica mostram o caminho que a universidade seguirá nos próximos anos”.

Entusiasta da Educação, o presidente da Câmara Municipal, Pio Mielo (PSDB), elogiou o trabalho realizado pela USCS, sempre na vanguarda do conhecimento. “Como vereador, presidente do Legislativo e professor de matemática, tenho orgulho, gratidão e devoção à Universidade de São Caetano do Sul. É parte fundamental da engrenagem de construção da Educação, que é constante em uma cidade que já é referência desde o Ensino Infantil, passando Fundamental, Médio e chegando ao Ensino Superior. Isso faz a diferença de fato na vida das pessoas”, afirmou Pio Mielo.

Antes do evento, aconteceu, na Reitoria da USCS, coletiva de imprensa, na qual o reitor, Leandro Prearo, juntamente com o prefeito, José Auricchio Jr., anunciaram a construção de uma UBS-Escola e uma nova Clínica de Odontologia, ambos equipamentos que estarão localizados no Campus Centro da Universidade.

Compartilhar:
1
Crédito:Ana Paula Lazari / USCS
1
Crédito:Ana Paula Lazari / USCS
1
Crédito:Ana Paula Lazari / USCS
1
Crédito:Ana Paula Lazari / USCS
1
Crédito:Ana Paula Lazari / USCS

  • Data: 04/08/2023 06:08
  • Alterado: 31/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: USCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados