Santo André Música

Em julho, as quintas-feiras serão literomusicais no Sesc Santo André

Com shows semanais gratuitos, as já tradicionais “quintas musicais” exaltarão a combinação entre poesia e música

  • Data: 29/06/2023 11:06
  • Alterado: 29/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André
Em julho

Marco Vilane

Crédito:Lukas Kakuda

Em julho quatro apresentações literomusicais irão envolver o público das Quintas Musicais do Sesc Santo André. Com temáticas variadas, os shows oferecerão uma experiência diferenciada para os amantes da música e da poesia, combinando elementos da literatura com arranjos musicais. Poemas, contos, trechos de livros ou textos literários serão recitados, cantados e declamados, enquanto são acompanhados por composições que os complementam e realçam.

No dia 6/7, Jonathan Silva apresenta “Poema na Garganta”, seu mais recente trabalho, com parcerias de poetas contemporâneos e inspirações em grandes nomes da literatura, buscando exaltar a poesia como profissão e forma de contemplação do mundo. Já no dia 13/7, é a vez do show “Encontros & Encantos”, baseado no álbum com o mesmo título, com as poesias de Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini, musicados por Edu Guerra e Rui Ferreira.

Dia 20/7, o público poderá apreciar a apresentação “Chama Poética”, com poemas que exaltam a beleza da vida, da natureza, do amor e da amizade de Gabriel de Almeida Prado. Encerrando a série de shows, no dia 27/7, Marco Vilane apresenta seu novo álbum “Da boca pra dentro”, trazendo canções que expressam sua relação com o tempo e suas transformações. As apresentações são oportunidades de se aprofundar na poesia combinada com a música, e acontecem às quintas-feiras, com entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos.

Programação:

Poema na garganta

Jonathan Silva

Jonathan Silva apresenta seu novo trabalho, “Poema na Garganta”, composto por dez poemas-canções e seis vinhetas poético-musicais. Ele colabora com poetas contemporâneos como Elisa Lucinda, Luz Ribeiro, Alice Ruiz, Marcelino Freire, Eveline Sin, Caê Guimarães, Daniel Minchoni e Isabela Penov, além de se inspirar em versos de Carlos Drummond de Andrade e Patativa do Assaré. O álbum celebra a poesia e seu papel como uma profissão de fé, nutrição e contemplação do mundo, revelando a faceta de poeta e cantor de Jonathan. O trabalho inova na cena contemporânea e mantém a inventividade musical e poética do artista, com melodias sinuosas e versos ritmicamente variados. O humor, a leveza e pitadas de ironia estão presentes. A brevidade das composições e a concisão refletem a velocidade da comunicação contemporânea, enquanto as interpretações exploram diferentes nuances vocais. Jonathan é acompanhado por Vera Lamy nas intervenções poéticas, Marcos Coin no violão e guitarra semiacústica, e o maestro Dalton Martins na rabeca e no violão de sete cordas.

Dia 6/7, quinta, das 20h às 21h15

Área de Convivência

Livre – Autoclassificação

Grátis – Sem retirada de ingressos.  

Encontros & Encantos

O show, Encontros & Encantos é baseado no álbum, um projeto literomusical, de mesmo título. O projeto foi realizado pela A Cigarra Edições, com poemas de Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini (editores da Revista A Cigarra), musicados por Edu Guerra e Rui Ferreira. Participaram do projeto um elenco de músicos que contribuíram com seu talento e amizade para a realização deste sonho: Adolar Marin, André Bedurê, Bebê Góes, Carol Lorac, Cássio Ferreira, Denise Coelho, Edu Moreno, Fabio Daros, Giba Brito, Fernando Cavallieri, Fernando Sardo, Gabriel Garret, Giselle Maria, Glau Piva, Kleber Albuquerque, Maestro Villa Hutterer, Marcos Mamuth, Mestre Dalua, Pri Ferminio, Rosi Pascoal, Silvio Alemão, Stella Baster, Tata Alves.

Dia 13/7, quinta, das 20h às 21h30

Área de Convivência

Livre – Autoclassificação

Grátis – Sem retirada de ingressos.

Chama Poética 

Poesia das coisas simples

Apresentação literomusical – Chama Poética “Poesia das coisas simples”, com poemas que falam da beleza, da vida, dos pássaros, da natureza, do amor e da amizade. Espetáculo que causa encantamento a todo tipo de público, pela poesia em perfeita sintonia com as canções. Fernanda de Almeida Prado é formada em Psicologia pela Unesp de Assis e Psicanalista com formação no Instituto Sedes Sapientae, e criou o projeto lítero-musical Chama Poética em 2004, que, nesta apresentação, conta com a participação de Gabriel de Almeida Prado, que é cantor, violonista e compositor, Vitor Coimbra na bateria, Lucas Coimbra na sanfona, Liw Ferreira no violão e bandolim, e Alberto Eloy declamando as poesias junto à Fernanda.

Dia 20/7, quinta, das 20h às 21h

Área de Convivência

Livre – Autoclassificação

Grátis

Marco Vilane

Da boca pra dentro

O show, do novo álbum, é o varal que abriga suas andanças, seu trânsito. Gravado durante a pandemia, o disco tem sonoridade atual, com pitadas de reencontro com a poesia nordestina clássica, aquela de outrora, dos tempos de menino. Disco com forte olhar para a vida, o tempo e sua ebulição. O álbum possui participações importantes de várias origens que povoam as surpresas em cada faixa. Zélia Duncan, Mestrinho, Kleber Albuquerque, Webster Santos, Kabé Pinheiro, entre outros amigos de estrada, somam seus talentos, estilos e multiplicam os sons vitais ao disco. Transversal em opções, um disco muito atencioso nas escolhas das faixas. Cuida do público com leveza, com melodias que transitam com calma, sem descaracterizações e sem aprisionamentos. Em tempos de acúmulos de ruídos estressantes, vale a pena um carinho no ouvido com versos tranquilos. É a vida expressada em canções.

Dia 27/7, quinta, das 20h às 21h30

Área de Convivência

Não recomendado para menores de 12 anos – Autoclassificação

Grátis – Sem retirada de ingressos.

SESC SANTO ANDRÉ

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Compartilhar:

  • Data: 29/06/2023 11:06
  • Alterado: 29/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sesc Santo André









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados