Em janeiro, MIS oferece cursos sobre Bowie, Sofia Coppola, filmes de terror e muito mais
Outros temas incluem escrita criativa, comunicação digital e fotografia básica
- Data: 22/12/2023 16:12
- Alterado: 22/12/2023 16:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
Que tal começar o ano com foco nos estudos? Em janeiro, o MIS oferece uma leva de cursos de diferentes áreas do conhecimento. Os destaques vão desde aulas sobre fotografia básica e escrita criativa até cursos temáticos sobre David Bowie, Sofia Coppola e cinema de terror.
Ao longo do ano, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) oferece uma gama cursos práticos e teóricos, nas áreas de fotografia, cinema, música, videoclipes, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras. Confira, abaixo, todas as opções de janeiro! Outros detalhes, como valores, datas, duração dos cursos e descontos, podem ser conferidos no site do museu: https://mis-sp.org.br/cursos/
Maquiagem básica de efeitos especiais para terror
O curso tem como objetivo levar os participantes a um mergulho nessa técnica que remonta aos primórdios do cinema. Para tanto, serão abordados os maquiadores pioneiros e suas técnicas, assim como técnicas contemporâneas e truques, com uso de materiais simples e muito eficazes. No decorrer das aulas, todos poderão experimentar as técnicas de forma prática, usando material que será cedido durante o curso.
Estratégias de comunicação digital
Entenda como funciona, para que serve e como utilizar a comunicação e os espaços digitais a favor da divulgação do seu trabalho. Por meio de técnicas de comunicação e marketing, os alunos serão orientados a identificar com clareza a mensagem que o artista ou projeto deseja transmitir e como montar um planejamento baseado nas estratégias de comunicação digital. Combinando conceitos teóricos e diferentes processos e boas práticas, o aluno vai saber como montar um planejamento básico de comunicação para ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles de divulgação, relacionamento, posicionamento e imagem, venda ou ampliação de alcance para redes sociais. Serão apresentadas dicas, ferramentas, processos e estudos de casos para gerar ideias, planos e estratégias.
David Bowie Blackstar: a obra tardia
Voltado para quem se interessa por psicologia da arte, música popular e também para fãs de David Bowie, este curso avalia o processo de construção da obra tardia do artista a partir do conceito de “estilo tardio”, avaliando os aspectos sociais e psicológicos da confissão final de Bowie sob a ótica do que se entende como um estilo de “composição confessional”. Com base nos conhecimentos da musicoterapia e da psicologia, o repertório dos álbuns “The Next Day” (2013) e “Blackstar” (2016) serão analisados, levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor.
Desvendando um subgênero: slasher movie
Por meio do slasher movie, o curso abordará como se dá a formação de um subgênero cinematográfico de sucesso, das suas origens em fontes muito diversas às transformações e inovações ao longo das décadas. Através de seu histórico de êxito, declínio e renascimento, será demonstrado como sua estrutura narrativa foi capaz de se adaptar a cada época sem perder as características que a definem. Será analisado de que forma a metalinguagem cinematográfica – o cinema falando do próprio cinema – pode ser utilizada como uma nova abordagem de fórmulas já conhecidas. E, ao serem elucidadas a estrutura narrativa, os contextos históricos e os modos de produção de um subgênero altamente lucrativo, será possível proporcionar um referencial para a adaptação de tal modelo ao contexto de produção nacional, especialmente num momento em que os players do mercado buscam cada vez mais obras de gênero com linguagem brasileira.
Roteiro para internet: explorando as diversas linguagens do universo digital
O curso “Roteiro para Internet” tem o intuito de navegar pelas diversas linguagens do universo digital e refletir sobre as características de cada plataforma: Youtube, Instagram, TikTok e KWAI. Quais são suas semelhanças, diferenças, estruturas, formatos e especificidades – passando por conteúdos solos, webséries e branded content. Ao final do curso, os alunos estarão aptos para desenvolver seus próprios roteiros para as multiplataformas digitais.
Curso básico de fotografia – da regulação ao primeiro clique
O objetivo do curso é mostrar ao aluno os pilares da fotografia, ensinando-o a operar a câmera no modo manual: ISO, velocidade, abertura do diafragma, distância focal, profundidade de campo, fotometria interna da câmera, tipo e tamanho de arquivo na câmera digital. Tudo para que o aluno possa trabalhar com as diferentes possibilidades que o acerto da câmera oferece, de modo que ele possa, de fato, iniciar a fotografar de maneira criativa e consciente. Serão apresentados aos alunos diferentes tipos de aparelhos fotográficos, bem como suas funções básicas. Na aula prática, visa-se treinar o olhar, direcionar o motivo e, dependendo do tipo de abordagem, será escolhida uma locação externa com luz natural para os alunos treinarem o conhecimento adquirido nas aulas anteriores.
Escrita criativa: criando histórias a partir da memória
O curso aborda a interpretação de uma forma ampla, levando em consideração várias linguagens, usando recursos como vídeos, curtas-metragens, tirinhas, textos, atividades e experiências dos alunos para que possam ser transformados em debates e produção textual. Antes mesmo de escrever, é necessário aguçar a maneira como interpretamos o mundo à nossa volta.
O cinema de Sofia Coppola
Aproveitando a estreia de “Priscilla”, este curso busca dissecar alguns dos elementos mais importantes da cinematografia de Sofia Coppola, da trilha sonora aos recursos visuais que a tornam uma das grandes diretoras contemporâneas. As aulas abordarão os filmes iniciais de sua carreira até os mais recentes, com um olhar crítico baseado nas teorias da estética, semiótica e psicanálise.
Uma breve história da monstruosidade
Monstros sempre povoaram o imaginário de inúmeras sociedades e povos. Mas de onde eles surgem e por que nos assombram até hoje? Em seis encontros, o curso irá mergulhar nas narrativas monstruosas mais famosas do mundo, nas formas como foram adaptadas até hoje e nos temas universais que elas contemplam. De Drácula a Monstros S/A, por que amamos essas criaturas tão estranhas?
—
A programação é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som.