Educadores do projeto Gangway acompanham oficinas do Matéria Rima
Objetivo do encontro é trocar experiências culturais e de educação. Essa é a segunda visita do ano ao Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima
- Data: 10/11/2017 14:11
- Alterado: 10/11/2017 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: textosenior
No próximo dia 13 de novembro, os educadores do projeto Street College da Gangway, na Alemanha, vão conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima em escolas municipais de Diadema. O objetivo é trocar experiências sobre a cultura e a educação dos dois países e interagir em atividades socioculturais.
Em setembro, nove jovens do projeto visitaram a sede do Matéria Rima e acompanharam as atividades feitas em uma escola. Na ocasião, Mirtha, uma das fundadoras da Gangway, revelou estar surpresa com a quantidade de alunos e com o número de escolas que o Matéria Rima atende. “Gostaríamos de ter essa aceitação nas escolas alemãs”, disse, na época.
O encontro terá início na B.A.S.E.Matéria Rima, no bairro Conceição. Depois, serão formados três grupos que vão acompanhar as oficinas nas escolas Quintanilha, Reinaldo Piró e Letícia Pessa.
O projeto Street College da Gangway surgiu em Berlim, na Alemanha, em 1990. Logo após a derrubada do Muro, uma onda de violência tomou conta da cidade, jovens formavam gangues e protagonizavam brigas e agressões contra outras gangues em uma luta por território, isso afastou muitos deles da escola e os grupos passavam a maior parte do dia nas ruas. Várias ONGs surgiram, já que o governo não conseguiu, sozinho, controlar o problema. Pensando em reverter essa situação, um grupo de nove voluntários fundou a Gangway, no qual os jovens eram estimulados a desenvolver suas habilidades artísticas seguindo uma didática totalmente diferente da usada nas escolas.
Serviço
11h – Chegada à B.A.S.E Matéria Rima (rua Guarani, 115, bairro Conceição), conversaremos sobre o projeto e apresentaremos as dependências do local e as atividades que estarão acontecendo.
11h30 às13h – Visita às escolas Quintanilha, Reinaldo Piró e Letícia Pessa.