Diversidade amplia perspectivas e ajuda a reter talentos

De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, benefícios de ter força de trabalho diversificada são vários

  • Data: 11/06/2023 11:06
  • Alterado: 11/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Diversidade amplia perspectivas e ajuda a reter talentos

Blur portrait of team of young office workers with their hands in focus. Indoor photo of laughing international students in stylish attires supporting each other before exams.

Crédito:Divulgação/Freepick

Você está em:

Como a diversidade pode ajudar uma empresa a crescer? De acordo com Rica Mello, gestor de pessoas, palestrante e empreendedor em diversas áreas de atuação, a pergunta pode ser respondida de diversas formas. “Os benefícios de ter uma força de trabalho diversificada são vastos. Em primeiro lugar, a diversidade promove uma gama mais ampla de perspectivas e experiências, o que pode levar a soluções mais inovadoras e criativas para os desafios do negócio. Além disso, a diversidade pode melhorar a capacidade da empresa de entender e atender um público mais amplo, já que diferentes grupos podem trazer insights valiosos sobre diferentes mercados e consumidores”, explica.

Além disso, segundo o empresário, a diversidade também pode melhorar o ambiente de trabalho, promovendo a empatia, a tolerância e a compreensão entre os colegas de trabalho. “As políticas de diversidade e inclusão podem ajudar a empresa a se destacar no mercado e a aumentar sua reputação ao demonstrar seu compromisso com a igualdade e a justiça social. A diversidade também pode levar a uma maior inovação e a uma melhor compreensão do mercado, o que pode proporcionar vantagens competitivas”, complementa.

A promoção e a retenção de talentos também são pontos importantes impulsionados pela diversidade. “Uma empresa que investe em diversidade e inclusão consegue atrair e reter talentos qualificados ao criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e atraente para todos. As pessoas querem trabalhar em lugares onde se sentem valorizadas e respeitadas, independentemente de sua etnia, gênero, idade ou orientação sexual. Além disso, empresas que valorizam a diversidade e a inclusão podem ser vistas como mais progressistas e alinhadas com os valores sociais modernos, o que fortalece o employer branding e pode ser atraente para muitos profissionais”, explica Rica.

Existem algumas práticas que podem ajudar a desenvolver um ambiente mais acolhedor diversificado, segundo o empresário. É possível, por exemplo, implementar políticas claras contra a discriminação e o assédio, fornecer treinamento e educação sobre diversidade e inclusão, e promover a aceitação e o respeito no local de trabalho. “Além disso, a promoção de oportunidades iguais de avanço e desenvolvimento profissional para todos os funcionários, independentemente de sua origem ou identidade, é uma prática eficaz”, sugere Rica.

Ele também afirma que é importante que as empresas tenham mecanismos de responsabilização e denúncia em vigor para lidar com incidentes de discriminação ou assédio.

Sobre Rica Mello

Rica Mello é apaixonado por gestão, números, estratégia e pessoas. Dedicou uma década auxiliando grandes empresas como consultor estratégico da McKinsey e Bain & Company antes de criar seus próprios negócios. É empreendedor serial e está à frente de negócios em diversos segmentos como indústria, distribuição, importação, varejo, e-commerce e educação. Auxilia empresários a navegar no desafiante mercado brasileiro e é uma das lideranças da indústria que se preocupam com iniciativas de coleta e reciclagem de materiais. Possui MBA pela Kellogg School e especialização pela Singularity University. Ele aprendeu a gerenciar empresas de qualquer lugar do mundo, para alimentar sua outra grande paixão, que é viajar.  Conhece 136 países e almeja visitar todos os países do mundo até 2025.

Para mais informações acesse: https://ricamello.com.br/

Compartilhar:

  • Data: 11/06/2023 11:06
  • Alterado:11/06/2023 11:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados