Diretora da Etec de Pirituba concorre a prêmio como Educadora do Ano

Votação é aberta ao público, que escolherá a Educadora do Ano por sua contribuição à educação; vencedores serão anunciados no dia 3 de março

  • Data: 26/02/2021 11:02
  • Alterado: 26/02/2021 11:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS
Diretora da Etec de Pirituba concorre a prêmio como Educadora do Ano

Eliane Leite é uma das candidatas ao prêmio Mulheres Transformadoras

Crédito:Divulgação

Você está em:

Eliane Leite, diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara (Pirituba), na Capital, concorre ao prêmio Mulheres Transformadoras, na categoria Educadora do Ano. A votação online é aberta a todos até domingo (28), no site da premiação idealizada pela XP Inc. 

O júri, formado exclusivamente por mulheres, selecionou personalidades de destaque em oito categorias. O resultado será anunciado em cerimônia online no dia 3 de março. Na categoria Educação, as juradas escolheram profissionais reconhecidas por contribuírem na formação de jovens e capacitá-los para transformar a comunidade e alcançar seus objetivos. “Essa conquista não é só minha. Para chegar à final do prêmio Mulheres Transformadoras, eu contei com a parceria e cumplicidade de colegas, professores e líderes que sempre me apoiaram”, afirma. 

Educação transformadora 

Além de atuar na educação, Eliane é conhecida pelo ativismo em defesa da igualdade racial e de gênero. Essas bandeiras que a educadora encampa há muitos anos inspiraram alguns projetos da comunidade escolar abrindo oportunidades de autoconhecimento e autoestima para os jovens. 

“A escola precisa provocar o debate sobre assuntos que estão na agenda do país”, defende. Uma das iniciativas da Etec para estimular a discussão sobre temas relevantes é a realização de bate-papos com convidados que são referências em suas áreas de atuação. 

Os alunos tiveram a oportunidade, por exemplo, de ouvir os relatos da astronauta americana Anna Fisher, que participou de missões espaciais da Nasa e esteve no Brasil em 2019, a convite da Embaixada dos Estados Unidos. Segundo Eliane, a experiência compartilhada pela astronauta foi inspiradora porque mostrou como é possível desbravar fronteiras e ocupar espaços que ainda são dominados pelos homens como a Ciência, Tecnologia e Engenharia. 

Outras palestrantes que passaram pela Etec foram a jornalista e apresentadora da Globonews Aline Midlej, os CEOs das empresas Bayer, Yoki e Blue Tree, além de representantes dos projetos Pensa Grande, da Fundação Telefônica, StartUp in School, do Google, e Leadership voltado ao desenvolvimento de lideranças. 

Trajetória profissional 

A educadora dirige a Etec de Pirituba desde 2014 e trabalha no Centro Paula Souza (CPS) há 27 anos. Ela é formada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Trabalhou durante 20 anos na Etec Carlos de Campos, na Capital, como assistente administrativa, professora, coordenadora e depois como diretora acadêmica. Na sequência, foi para a Etec Carolina Carinhato Sampaio, na Zona Sul, e em 2014 assumiu a direção da Etec Professora Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara.

Eliane é palestrante e fundadora da consultoria Uzoma Diversidade, Educação e Cultura, especializada em implementar políticas de equidade em empresas. Também é líder dos Comitês de Educação e de Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil e co-autora do livro Mulheres que Empreendem e Transformam, publicado pela Editora Gregory, que traz 23 histórias inspiradoras de empreendedoras. A professora foi laureada ainda com o prêmio Mulher Negra Latina Americana Caribenha 2018.  

Compartilhar:

  • Data: 26/02/2021 11:02
  • Alterado: 26/02/2021 11:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: CPS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados