Dicas para estimular a leitura entre pré-adolescentes e adolescentes
A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento e um meio para reforçar a conexão com o outro
- Data: 23/04/2023 13:04
- Alterado: 23/04/2023 13:04
- Autor: Be Nogueira
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Foto: IES Almeraya
No dia do livro, comemorado neste 23 de abril, a redação do ABCdoABC separou algumas dicas para estimular e inserir a leitura no lazer de pré-adolescentes e adolescentes.
Primeiro é importante enfatizar o desafio que está por vir. O jovem que não criou gosto pela leitura na infância é mais resistente para aceitar o estímulo mais tarde, principalmente os que estão muito imersos no mundo dos aparelhos eletrônicos. Afinal, ler é uma atividade mais imaginativa, às vezes individual e não é fácil competir com os inúmeros estímulos visuais das telas.
Apesar de fazer parte do desenvolvimento dos adolescentes deste século, os celulares, vídeo games e computadores precisam ser uma atividade conciliada a outros estímulos. Não é necessário privar adolescentes da tecnologia é tudo questão de equilíbrio.
Muitos jovens perdem o gosto pela leitura na escola, por conta das atividades com prazos e provas. Essa pressão acaba criando uma associação negativa como o ler. Então, na hora inserir a leitura no dia a dia de um adolescente, faça isso de forma leve e prazerosa. Ele precisa entender que ler é uma forma de lazer.
Outro ponto fundamental é investigar o interesse individual do adolescente. Não é por serem da mesma faixa etária que os gostos são iguais. Logo, vale a pena uma boa pesquisa, para inserir esse jovem no universo da literatura, mostrar os inúmeros gêneros, modos de escrita, escritores, categorias e histórias. Estimule a migração entre os gêneros durante essa jornada e não censure a leitura, seu gosto pessoal pode ser uma indicação e nunca uma imposição – se não voltamos a fazer uma associação negativa.
Livro não é o único meio de leitura, gibis, revistas de piadas, revistas teens, revistas científicas, tudo isso é leitura. Não se limite para não limitar o outro, uma inserção gradativa pode ser ainda mais interessante.
Lembre-se, somos espelhos para os mais novos, então se você não tem o hábito de ler, seria ainda mais interessante iniciarem juntos essa experiência. Assim você consegue ter mais empatia pelo processo do adolescente e trocar experiências, se colocando como iguais. Caso faça sentido, leiam o mesmo livro e conversem sobre.
Tire um tempo para ler juntos, como um convite – sem obrigação. Sugira que o jovem leve o livro com ele para a escola, para a casa de familiares, para que o livro faça parte da rotina dele.
Estimular a leitura não é uma tarefa fácil, mas pode ser prazerosa e de muito aprendizado para ambas as partes. Lidar com o desenvolvimento do ser humano nunca será algo simples, mas com paciência e empatia essa trajetória pode ser um meio de se reconectar com o outro, principalmente nessa fase tão complexa que é a adolescência.