Diadema Saúde

Diadema promove manhã especial sobre diabetes

Acompanhamento é fundamental para quem tem a doença; Unidades Básicas de Saúde estão qualificadas e disponibilizam grupos de orientação

  • Data: 06/09/2023 15:09
  • Alterado: 06/09/2023 15:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema promove manhã especial sobre diabetes

Crédito:Dino Santos

Ao receber o diagnóstico de diabetes, a pessoa precisa fazer inúmeras modificações em sua rotina diária, seja na alimentação, introdução de atividade física, medicação contínua ou cuidados para evitar consequências ou comorbidades. Para auxiliar os moradores com diabetes atendidos na rede municipal, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove grupos de orientação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta terça-feira (05/09), foi a vez da UBS Nações apresentar de forma integrada as informações para as pessoas acompanhadas no cuidado ao diabetes.

O encontro começou com disponibilização de teste glicêmico, que precisa ser realizado em jejum de oito horas, controle da pressão arterial, pesagem, avaliação nutricional e odontológica. A equipe envolveu um time multidisciplinar formado por assistente social, agentes comunitários de saúde (ACS), educador físico, enfermeiro, médico, nutricionista, profissionais de saúde bucal e técnico de enfermagem.

A moradora do Jardim das Nações Maria das Graças Rosa Xisto participou do grupo de orientação pela primeira vez. “O maior desafio é a alimentação, ainda mais agora que estou com intolerância à lactose e chocolate. As informações ajudam bastante e a nutricionista deixou bem explicadinho como se alimentar”, afirmou. “Agora é prestar mais atenção na alimentação, fazer exercícios porque é muito bom também”, relata a moradora, que foi diagnosticada com diabetes há cerca de quatro anos.

Após a realização das atividades, foi servido um café da manhã com a proposta da equipe de apresentar alimentos mais saudáveis que podem ser consumidos no café da manhã dos pacientes diabéticos, como bolo de banana sem farinha, sem açúcar e sem leite, cuja receita foi distribuída aos participantes. “Gostei muito das opções que foram passadas porque ajudam a gente a comer melhor”, aprova Maria das Graças.

Para quem deseja participar dos grupos de orientação voltados aos cuidados com diabetes, o morador deve procurar sua UBS de referência. De acordo com o perfil de pessoas atendidas na Unidade, os grupos podem variar de frequência e temas abordados, como cuidados específicos, manuseio da caneta de insulina, orientações quanto ao uso dos medicamentos e uso adequado do aparelho dextro, comorbidades, alimentação saudável e atividade física.

É importante reforçar para os pacientes que ainda não fizeram a troca do frasco pela caneta de insulina que eles devem procurar sua UBS.

Números

Segundo dados do E-SUS, Diadema conta com 19.930 diabéticos autorreferidos segundo o cadastro individual. 

De acordo com o Atlas da Diabetes, divulgado pela International Diabetes Federation (IDF), em 2021, o Brasil possui 92.300 crianças e adolescentes (até 19 anos) com diabetes mellitus tipo 1 (quando a pessoa tem redução ou falta de produção de insulina). O dado coloca o país na terceira posição no mundo, atrás apenas da Índia (229.400) e EUA (157.900).

Já quando os dados são relacionados aos adultos, o país cai para a sexta posição. Entretanto, o número absoluto é de 15,7 milhões de pessoas com diabetes. Ainda de acordo com o Atlas, em 2006, 4,6% dos homens e 6,3% das mulheres eram diabéticos. Após 15 anos (2021), 8,6% dos homens apresentavam a doença e 9,6% das mulheres eram diabéticas. Embora as mulheres ainda sejam mais acometidas, o aumento da prevalência nos homens tem sido expressivo. E os hábitos alimentares e comportamentais causam impacto direto nessa estatística.

A doença

O diabetes é uma doença crônica e se manifesta de duas formas. O tipo 1 é mais frequente em crianças e adultos jovens menores de 35 anos e pode apresentar perda de peso, fome frequente, sede constante, cansaço e vontade de urinar diversas vezes. Já o tipo 2 é mais silencioso e pode demorar a apresentar sintomas e está associado aos danos que a glicose alta causa ao organismo como infecções frequentes, dificuldade em cicatrizar feridas e alteração na visão.

Entre os principais fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2 estão: tabagismo, sobrepeso e obesidade, baixa atividade física, má alimentação com dieta rica em carnes processadas, carnes vermelhas e bebidas açucaradas, além de pobre em frutas e outros nutrientes.

Serviço:

Grupos de orientação para pessoas diabéticas nas UBSs

UBS ABC

Grupos de pacientes crônicos é realizado mensalmente.

UBS Canhema

Grupo para diabéticos é realizado mensalmente, de acordo com a agenda de cada equipe da Unidade

UBS Casa Grande

Grupo mensal por área de abrangência. Próximos encontros serão em 11 e 28/09.

UBS Centro

Grupo para pacientes crônicos são realizados às terças-feiras, pela manhã.

UBS Conceição

Próximo grupo será realizado em outubro

UBS Eldorado

Grupo realizado de acordo com a demanda. Próximo encontro será dia 12/09.

UBS Inamar

Grupos são realizados semanalmente, às segundas e terças, no período da manhã, e quintas-feiras, no período da tarde.

UBS Maria Tereza

Grupo mensal, no período da tarde. Próximo encontro será dia 27/09.

UBS Nogueira

Grupos de Hipertensão Arterial e Diabetes de acordo com a demanda da Equipe de Saúde da Família. Grupo de Diabéticos ocorre toda quarta terça-feira de cada mês, no período da tarde.

UBS Nova Conquista

Grupo mensal. Próximo encontro será dia 29/09.

UBS Paulina

Grupo realizado mensalmente. Próximo encontro será dia 20/09.

UBS Piraporinha

Grupo para hipertensos e diabéticos será retomado neste mês. Próximo encontro será dia 27/09.

UBS Promissão

Grupo mensal. Próximo encontro será dia 14/09.

UBS Real

Grupo de Diabetes ocorre a cada 15 dias. Próximo encontro será dia 15/09.

UBS Reid

Grupo de Diabetes com Equipe de Saúde da Família ocorre mensalmente. Próximo encontro será dia 28/09. Grupos de alimentação saudável para hipertensos e diabéticos são realizados quinzenalmente.

UBS São José

Grupo de Insulino Dependentes ocorre toda terceira segunda-feira de cada mês, pela manhã e à tarde.

UBS Serraria

O grupo é organizado conforme demanda.

Compartilhar:

  • Data: 06/09/2023 03:09
  • Alterado: 06/09/2023 03:09
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados