Diadema Acontece

Diadema lançará programa sobre hortas em residências

Projeto foi anunciado pelo prefeito José de Filippi Júnior durante o Café na Horta, que aconteceu na Horta Comunitária do Takebe

  • Data: 11/08/2022 17:08
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Diadema lançará programa sobre hortas em residências

Horta Comunitária

Crédito:Igor Andrade

A população de Diadema vai poder contar com mais uma ação municipal que incentiva o plantio de verduras, temperos e ervas medicinais para consumo próprio e sem agrotóxico. É o projeto Horta em Casa, que será lançado nos próximos dias, e que foi anunciado pelo prefeito José de Filippi Júnior durante o Café na Horta, que aconteceu na Horta Comunitária do Takebe, no Jardim Canhema.

O café coletivo reuniu dezenas de integrantes do Programa Agricultura Urbana, que cuidam de 24 hortas comunitárias na cidade, e que tem como objetivo o consumo saudável e sustentável.

Durante o evento foi lembrado o Dia da Agricultor, comemorado em 28 de julho. A moradora Ivonete Chagas Moura da Silva, que há 14 anos cuida de canteiros na Horta Comunitária do Sesi, aproveitou a atividade para fazer uma homenagem ao homem do campo e lembrar de seus familiares que também são lavradores. “Meus pais foram agricultores e no tempo que eu morava em Alagoas eu também vivia da terra. Isso é motivo de muito orgulho. É da roça que sai a maior parte do que comemos”, disse.

Também foram homenageados quatro participantes do Programa Agricultura Urbana de Diadema. Maria do Rosário Amara e Isaias Dias Bicardio, ambos com 79 anos, os plantadores mais idosos, e Silvano Teles Teixeira, 30 anos, e Daiane do Nascimento Ferreira, 32 anos, os mais jovens. Todos eles receberam placas pela participação no programa municipal.

Identificação – Depois de andar pela Horta do Takebe, que está localizada em área onde fica o “linhão da Eletropaulo”, os agricultores urbanos receberam do prefeito José de Filippi e da vice-prefeita Patty Ferreira os banners Aqui Tem Uma Horta Comunitária.

A entrega das placas aos agricultores é para que eles as coloquem nas entradas das hortas e com isso haja uma identificação de onde elas estão. Desta forma, divulgamos o programa, e também sinalizamos que naquele local tem plantio de orgânicos e que podem ser comprados e consumidos pelos moradores locais”, disse o secretário de Segurança Alimentar Gel Antônio.  

As hortas comunitárias existem em Diadema desde o ano de 2010 e por meio do decreto 7.486/18 a iniciativa municipal se torna uma política pública. Com 23.970 m² de área de cultivo, as 24 hortas são cuidadas por 356 agricultores urbanos e o resultado do plantio chega para 824 beneficiários.

Nos 1.088 canteiros, espalhados por vários bairros de Diadema, são plantados verduras, temperos, ervas medicinais e também um pouco de legumes.

Compartilhar:
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade
1
Crédito:Igor Andrade Horta Comunitária

  • Data: 11/08/2022 05:08
  • Alterado: 16/08/2023 10:08
  • Iara S. Luz
  • PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados