Diadema intensifica vacinação contra febre amarela

Além da aplicação da dose nas 20 Unidades Básicas de Saúde da cidade, serão montados postos em locais de grande circulação

Diadema intensifica vacinação contra febre amarela

Crédito: Thiago Benedetti

A Prefeitura de Diadema intensificou as ações de combate à febre amarela e a vacinação é a principal delas. Além da aplicação da dose padrão em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, até 2 de março serão montados quatro postos de vacinação com dias e horários alternativos para atender o maior número de pessoas.

O primeiro será realizado neste sábado (23), no Shopping Praça da Moça, das 10h às 17h. Na segunda (25) e terça-feira (26), a imunização será oferecida também gratuitamente no Terminal Metropolitano de Diadema, das 16h às 19h, horário de grande movimentação de pessoas.

Já em março, a vacinação começa na sexta-feira (01), com o posto montado no Terminal Metropolitano de Piraporinha, das 16h às 19h. No sábado (02), das 9h às 16h, será a vez dos moradores do Sítio Joaninha receberem a proteção contra a febre amarela.

“Os casos de febre amarela continuam acontecendo e em localidades para onde muitas pessoas viajam. É uma doença grave e pode matar, mas pode ser evitada com a vacina. É importante que as pessoas não deixem de se vacinar, que não sejam mais uma vítima da febre amarela”, alerta a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Cândida Rosa Alves.

De segunda a sexta-feira, a vacinação pode ser feita nas UBS. Atualmente, as salas de vacina das Unidades Paineiras, Eldorado, Promissão e Centro atendem das 8h às 16h40. As demais UBSs aplicam a dose das 8h às 15h40.

Trabalho conjunto

Desde o início de fevereiro, a Administração realiza busca ativa de pessoas que ainda não se vacinaram contra a doença. As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, como casa a casa e orientação foram ampliadas.

ATENÇÃO
Atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco e, por isso, área de recomendação de vacina. Embora Diadema não tenha casos autóctones de febre amarela, há ocorrência de casos no litoral e em estados vizinhos, como o Paraná, o que aumenta os riscos para quem se desloca para essas áreas.

Quem recebeu uma dose não precisa de reforço. A exceção é apenas para pessoas que tomaram a vacina fracionada e irão viajar para países que exijam certificado internacional. Para se proteger é preciso tomar a vacina 10 dias antes de se expor ao risco, para que o corpo tenha tempo hábil de desenvolver anticorpos contra a febre amarela. A aplicação é feita a partir de nove meses de idade e a contraindicação é para quem tem alergia grave a ovo.

SERVIÇO:
Vacinação contra a febre amarela
23 de fevereiro de 2019, sábado, das 10h às 17h.
Shopping Praça da Moça. Rua Graciosa – Centro. Loja 262 do Piso Araucária.

25 e 26 de fevereiro de 2019, das 16h às 19h.
Terminal Metropolitano de Diadema. Entrada pela Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível – Centro ou Avenida Conceição – Parque das Jabuticabeiras.

01 de março de 2019, sexta-feira, das 16h às 19h.
Terminal Metropolitano de Piraporinha. Entrada pela Avenida Encarnação, 482 ou pela Avenida Piraporinha, altura do número 1930 – Piraporinha.

02 de março de 2019, sábado, das 9h às 16h.
Rua Divisa Verde, 132 – Sítio Joaninha.

  • Publicado: 23/02/2019 08:48
  • Alterado: 23/02/2019 08:48
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD