Diadema inaugura horta comunitária no Jardim Takebe

Programa de hortas comunitárias educa as pessoas para conscientização ambiental e conservação de áreas

  • Data: 24/05/2012 01:05
  • Alterado: 24/05/2012 01:05
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: SECOM Diadema
Diadema inaugura horta comunitária no Jardim Takebe

Crédito:

Você está em:

A Secretaria de Segurança Alimentar inaugura neste sábado (26/05), às 9h, a horta comunitária do Jardim Takebe (Rua Santa Bernadete, s/nº). Diadema possui 25 hortas, sendo oito comunitárias (gerida pela comunidade e infraestrutura fornecida pela Prefeitura), 14 em escolas municipais e três ocupacionais (utilizadas em tratamentos de saúde).

O novo espaço está situado em um trecho de mil metros quadrados de área, localizado abaixo das linhas de transmissão de energia elétrica, que pertence à Eletropaulo. A empresa cedeu o espaço para a implantação da nova horta em regime de comodato. O local vai receber o cultivo de frutas, hortaliças, feijão, milho e plantas aromáticas.

A horta faz parte do Programa de Agricultura Urbana de Diadema. Antes da preparação do solo e adequação do terreno para receber as novas plantações, as famílias que moram no entorno da área – e que vão cuidar da horta – receberam orientação do Serviço Social da Secretaria de Segurança Alimentar. As assistentes sociais prestaram informações e deram dicas sobre o funcionamento do trabalho comunitário (divisão do espaço para cada família), forma de gestão e divisão de tarefas para as pessoas da comunidade que vão cuidar do espaço.

A Secretaria de Serviços e Obras também auxiliou a comunidade com a limpeza do local, reforma do muro de proteção e colocação de porta de acesso. Também foi instalado, pela Saned (Companhia de Saneamento de Diadema), um ponto de água para irrigar a plantação. Já a Secretaria de Meio Ambiente forneceu adubo, terra balanceada quimicamente, mudas, sementes e ferramentas, além de orientação técnica para os cuidadores da horta.

“A ideia da implantação da horta comunitária em espaços abandonados, ou pouco ou mal utilizados, tem por objetivo reduzir despesas e melhorar a qualidade da alimentação para essas pessoas que plantam”, afirma o secretário de Segurança Alimentar, Manoel José da Silva, Adelson.

Hortas Comunitárias – O Programa teve início em 2005 e desenvolve atividades como conscientização e organização da comunidade, reuniões de capacitação técnica e teórica, planejamento entre as parcerias internas e captação de recursos, além de implantação e acompanhamento. O cultivo é realizado sem o uso de agrotóxicos. Os objetivos são melhorar a qualidade de vida, tanto em termos de saúde quanto econômicos e de socialização.

O Programa é realizado pela Secretaria de Segurança Alimentar em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Serviços e Obras e Habitação. Também conta com as parcerias da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned) e Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome (MDS).

As hortas também despertam as pessoas para conscientização ambiental, contribuem para conservar áreas, evitam acúmulo de entulho e promovem a cidadania e o bom convívio entre moradores do bairro. Para se informar sobre hortas comunitárias em seu bairro ligue no telefone 4057-7434, na Secretaria de Segurança Alimentar.

Política de Segurança Alimentar – Desde 2004, Diadema vem implantando ações de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema. O resultado é que atualmente o município é um dos mais adiantados na institucionalização dessa política. Com a aplicação de vários programas que garantem alimentação saudável a todos, combate à fome e ao desperdício e o direito à alimentação, Diadema dispõe de equipamentos e ações que viabilizam atendimento a mais de 25 mil pessoas/mês.

Entre essas ações destacam-se: Banco de Alimentos, Restaurante Popular, Hortas Comunitárias, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). Para garantir essa política pública que vem sendo construída com participação popular e parcerias com o governo federal e a sociedade civil, em 2011 a Câmara Municipal aprovou a Lei Municipal nº 3.155, instituindo o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema (Sisand).

Compartilhar:

  • Data: 24/05/2012 01:05
  • Alterado:24/05/2012 01:05
  • Autor: Heitor Bisi
  • Fonte: SECOM Diadema









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados