Diadema ganha o Complexo Cultural Ruyce
Complexo irá realizar mais oficinas de cultura, aumentando sua capacidade para até 1.000 mil atendimentos/mês
- Data: 29/05/2019 10:05
- Alterado: 29/05/2019 10:05
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Fachada nova do Complexo Cultural Ruyce
Crédito:Thiago Benedetti
A Prefeitura entrega hoje, quarta-feira, 29/5, a partir da 18h, a revitalização do Centro Cultural Heleny Guariba. Com a melhoria, o equipamento passa atuar como Complexo Cultural Ruyce, que trará para o Município mais ações de conhecimento, entretenimento, atividades esportivas e de lazer e cursos profissionalizantes numa ação conjunta das secretarias de Cultura, de Esporte e Lazer e da Fundação Florestan Fernandes.
Para o ato de entrega, a Secretaria de Cultura organizou programação especial, aberta à população, que irá acontecer das 18h às 21h. São apresentações de música, dança, circo, teatro, literatura, recreação infantil, artes marciais e capoeira. Entre os artistas convidados, o público poderá assistir as performances do DJ Davi e do grupo Mulheres em Movimento, show da Banda Nova Casa da Música e a atuação da palhaça Lola Brígida, integrante do grupo “Doutores da Alegria”, que traz para Diadema o espetáculo “Sempre Diva”.
O Complexo Ruyce é o quinto espaço de cultura que passa por revitalização. Os outros foram o CC Serraria, CC Canhema/Casa do Hip Hop, Nova Casa da Música e CC Promissão. Segundo o secretário de Cultura, Eduardo Minas, as revitalizações além de deixarem os locais mais bonitos e adequados, fortalece a cultura local e ainda atrai mais frequentadores para as oficinas de formação. “Quando melhoramos o Centro Cultural Promissão, o aumento da frequência foi imediata porque pudemos criar mais de 1.000 novas vagas em oficinas. No Complexo Ruyce também fizemos crescer a atividade de formação e difusão e, isso é importante, porque, além do fomento, garante-se o acesso da cultura à todos”, afirma.
Parcerias – A revitalização trouxe ao prédio do espaço cultural do Jardim Ruyce pintura nova, reparo em paredes e telhado, manutenção na parte elétrica e hidráulica, troca de lâmpadas e pisos e implantação de paisagismo. Ainda foram construídas rampas de acesso e banheiro para pessoas deficientes e realizado a troca do mobiliário. O serviço foi executado com recursos próprios e teve a parceria das secretarias de Meio Ambiente e Serviços e Obras.
Também entraram nessa parceria a pasta do Esporte e Lazer e a Fundação Florestan Fernandes. A primeira, além da Sala de Ginástica, que já existia no local, será a gerenciadora das atividades de Pilates, Judô, Yoga, Ju-jitsu, Muay Thai e FitDance, que vão acontecer durante a semana. A Fundação Florestam vai ministrar os cursos profissionalizantes de Auxiliar de Recursos Humanos e Inglês Básico, com o objetivo de melhor capacitar os moradores que moram no entorno na busca de emprego. Para participar das ações, todas gratuitas, é necessário inscrições, que já estão abertas. Informações de com se inscrever no telefone 4067-4292.
O Complexo Cultural Ruyce, além do CC Heleny Guariba, também abriga a Sala de Leitura Luiz Ruffato com acervo de livro para pesquisas estudantis e leituras, Sala de Ginástica, Telecentro que funciona às quartas-feiras, das 13h às 17h, e salas multiuso onde são ministradas as oficinas culturais. Com a revitalização, o espaço ampliou o número de formações que são Balé Clássico Infantil, Dança Infantil, Dança Cigana, Dança do Ventre, Sertanejo Universitário (dança), Street Dance, Teatro Infantil, Teatro Jovem, Violão, História em Quadrinhos, Fotografia e Capoeira.
Localizado na Rua Barão de Uruguaiana, 87, o Complexo Cultural Ruyce abre de 2ª e 6ª, das 8h às 18h; 3ª, 4ª e 5ª, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.