Diadema faz Mutirão de Diagnóstico da Hanseníase
Equipe de saúde avaliou mais de 200 moradores e caso diagnosticado começará o tratamento imediatamente
- Data: 20/12/2017 15:12
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Gabriella Camilo Pires
- Fonte: Secom-PMD
Na última sexta-feira, 15 de dezembro, a Secretaria de Saúde realizou, no Quarteirão da Saúde, um mutirão de Diagnóstico da Hanseníase com os munícipes que foram identificados durante a busca ativa dos Agentes de Saúde (ACS), no mês de novembro, com suspeita da doença e encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS).
Os ACSs visitaram 26.404 pessoas e dessas, 218 foram identificadas com alguma queixa e aconselhadas a procurarem a Unidade Básica mais próxima de sua casa para fazerem alguns exames. Dos 218 avaliados, 210 foram descartados e apenas oito foram encaminhados ao mutirão para falar dos sintomas e realizar e exame físico com enfermeiras. Em caso de persistir a suspeita, o munícipe foi direcionado ao dermatologista especialista na doença. Quando a suspeita é descartada, o paciente recebe alta e orientação para procurar a dermatologia da UBS. Apenas um munícipe foi diagnosticado com a doença.
A hanseníase aparece de forma silenciosa, é preciso estar atento aos sinais e sintomas, como manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, alteração na sensibilidade, dormência nos pés ou caroços avermelhados ou castanhos. O secretário de Saúde Luis Cláudio Sartori, explica a importância de procurar ajuda ao notar os sintomas da doença. “Nossa equipe está preparada para atender, diagnosticar e tratar a hanseníase. Ao notar os sintomas procure a UBS mais próxima para realizar o diagnostico e iniciar o tratamento, se necessário” declara.
Vale destacar que a ação do Mutirão de Diagnóstico da Hanseníase foi amplamente divulgada pela rede social da Prefeitura.