Diadema distribui preservativos no Dia Mundial da AIDS
No dia 1º de dezembro, das 9h às 16h, haverá distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos em frente ao terminal Diadema
- Data: 01/12/2017 10:12
- Alterado: 16/08/2023 02:08
- Autor: Gabriella Camilo Pires
- Fonte: Secom-PMD
A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. Ela é causada pelo HIV, que ataca as células de defesa do nosso corpo. Para conscientizar, prevenir e auxiliar os portadores, a Prefeitura de Diadema realizará ações durante a campanha do Dia Mundial da AIDS.
No dia 1º de dezembro, das 9h às 16h, haverá distribuição gratuita de preservativos femininos e masculinos em frente ao terminal Diadema. Além da data, há o fornecimento gratuito nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema e no Centro de Referência em IST, HIV e Hepatites Virais.
O uso do preservativo ainda é a principal forma de prevenção à infecção causada pelo vírus HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). No entanto, as estatísticas apontam para o baixo uso, principalmente em casais com relacionamentos fixos. As doenças são transmitidas por sémen e secreções vaginal. “A transmissão pode ocorrer por via sexual, da mãe para o filho na gestação, durante o parto e amamentação, pelo compartilhamento de seringas e agulhas e pela transfusão de sangue. No caso do HIV, sífilis, gonorreia, HPV e herpes, a transmissão ocorre predominantemente pela relação sexual, inclusive oral, vaginal e anal”, explica o coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Alexandre Yamaçake.
Campanha Fique Sabendo
A Campanha Fique Sabendo é Nacional e no Estado de São Paulo e em Diadema já ocorre há dez anos, sempre na última semana de novembro. A ideia é que haja um mutirão de testes de HIV para que se realize o diagnóstico precoce da infecção. “Atualmente grande parte da detecção do HIV é realizada por testes rápidos. Em Diadema, além do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento, que fica dentro do CR – Centro de Referência), as UBS’s também participarão da campanha. Durante todo o ano as pessoas podem procurar o CTA para realizarem os testes rápidos. Fora isso, o Centro de Referência tem uma equipe que realiza testagem externa, oferecendo testes para empresas, escolas, associações comunitárias, entre outros”, declara Alexandre.
Do dia 27 de novembro ao dia 01 de dezembro, acontece o teste rápido de HIV nas 20 UBS’s do município. O teste é feito a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo e em apenas meia hora, o paciente o realiza, consegue o resultado e receba um serviço de aconselhamento necessário. A campanha é voltada para toda a população e não é necessário um preparo para a realização do exame. Não é recomendado refazer o teste em menos de um mês.