Diadema discute justiça curricular em Congresso de Educação

Evento resgata a tradição da cidade de promover grandes ações de debate e formação sobre educação pública de qualidade;

  • Data: 20/02/2023 09:02
  • Alterado: 20/02/2023 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema discute justiça curricular em Congresso de Educação

Crédito:Divulgação

Você está em:

A cidade de Diadema vai virar um grande polo debatedor de educação entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O Centro Cultural Diadema e a Praça da Moça vão receber o Congresso Municipal de Educação PPP Participativo: Caminhos de Construção da Justiça Curricular. Com um nome extenso, o evento pretende debater como as redes públicas podem construir currículos educacionais que garantam a equidade entre todos os estudantes, que promova conhecimentos e uma cultura antirracista, antifascista, humanista e de cuidado com todos.

“A gente tem um currículo ainda muito hegemônico, eurocêntrico e queremos mostrar que é possível fazer diferente, discutir quais são os caminhos para isso e envolver toda a nossa rede nesse debate”, declarou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. Diadema tem um grande histórico e tradição na realização de grandes eventos de educação. Já foram ao menos cinco congressos, entre eles, dois que contaram com a presença de Paulo Freire, um dos maiores nomes da educação brasileira.

Com uma intensa programação de mesas e palestras, o Congresso de Educação PPP Participativo: Caminhos da Construção da Justiça Curricular vai reunir na cidade grandes nomes de pessoas que pensam e trabalham atualmente por uma educação que seja promotora de direitos, mitigadora de desigualdades e emancipadora de fato. O evento final será uma aula espetáculo com o rapper, compositor, produtor musical e desenhista, Emicida, que participará de uma roda de conversa com estudantes de rede municipal.

Professores da rede municipal devem procurar a direção das escolas onde atuam para se inscrever. Os docentes das redes estadual e privada podem se inscrever pelo . Confira a programação (sujeita a alterações) do evento:

Dia 22 de fevereiro

Abertura do evento no Teatro Clara Nunes

Das 18h30 às 22 horas

Espetáculo-show de abertura: Tesouros da África (Rede Cultural Beija-Flor)

Mesa de Diálogo: Justiça curricular: pelo direito de esperançar

Participantes:

Prof.ª Dra. Ana Lúcia Sanches (Secretária Municipal de Educação de Diadema)

Prof.ª Dra. Juliana Fonseca de Oliveira Neri (Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Prof.ª Dra. Branca Jurema Ponce (Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo da PUC-SP)

Dia 23 de fevereiro

Praça da Moça

Das 7h30 às 12 horas

Apresentação Cultural

Abertura com as autoridades

Mesa de Diálogo: O papel da educação na construção de uma cidadania amorosa, antirracista, ética, política, ecológica e inclusiva

Participantes:

Frei Betto (Jornalista, Escritor e Frade Dominicano)

Ariel De Castro Alves (Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania)

Autoridade Convidada: Camilo Santana (Ministro da Educação)

Mediação: Prof.ª Dra. Ana Lúcia Sanches (Secretária Municipal de Educação de Diadema)

Das 13 às 17h30

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: Território educativo: a escola como lugar de articulação e anúncio por uma cidade justa, solidária e feliz

Participantes:

Prof.ª Dra. Aldaíza Sposati (Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP)

Prof.ª Dra. Denise Carreira (Professora da Faculdade de Educação da USP – FEUSP) 

Mediação:  Vania Vieira (Assistente de Gabinete da Secretaria da Educação) 

Teatro Clara Nunes

Das 19h às 22h

Apresentação Cultural

Palestra: Projeto político pedagógico participativo na efetivação da educação integral e inclusiva

Participante:

Prof.º Dr. Celso Vasconcellos (Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica)

Mediação: Prof.ª Aline Fernandes (Diretora do Departamento de Formação e Apoio Pedagógico  da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Dia 24 de fevereiro

Teatro Clara Nunes

Das 7h30 às 12h

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: Práxis pedagógica: avaliação como processo de construção de novas metodologias sociais e populares

Participantes:

Prof.º Dr. Sérgio Stoco (Professor de Políticas Públicas da e Políticas Públicas na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP)

Prof.ª Dra. Jaqueline Santos (Doutora em Antropologia Social e professora convidada da UNICAMP; Pesquisadora dos temas juventude, educação, políticas sociais, gênero e relações étnico-raciais.

Prof. Dr. Leon Santos Padial (Doutor em Ciências e Mestre em Filosofia pela USP. Graduado em Gestão de Políticas Públicas e licenciado em Sociologia. Porta-voz do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do ABCDMRR “Carolina Maria de Jesus”)

Mediação: Prof.ª Alessandra Gasparotto (Formadora do Departamento de Formação e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com atuação no ensino fundamental e mestranda pela UNIFESP)

Praça da Moça 

Das 7h30 às 12h

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: O direito da primeiríssima infância: o protagonismo de bebês e crianças

Participantes:

Prof.ª Dra. Ana Estela Haddad (Secretária Nacional de Saúde Digital, professora titular da Faculdade de Odontologia da USP e membro da Rede de Líderes por La Primera Infancia – rede latino-americana, integrada por líderes 28 países)

Prof.ª Esp. Valéria Pasetchny (Formadora da Secretaria Municipal de Educação de Diadema com atuação na educação infantil)

Mediação: Prof.ª Gisele Freire (Chefe do Serviço de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Área externa do Centro Cultural Diadema

Das 7h30 às 12h

Apresentação Cultural

Palestra: Proteção integral e inclusiva das crianças e adolescentes no ambiente escolar

Participantes:

Prof.ª Ma. Eliana Kawata (Psicóloga Judiciária atuante na Vara de Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo)

Prof.ª Dra. Priscila Benitez (Professora Adjunta da Universidade Federal do ABC – UFABC; Líder do GPEEI – Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC).

Mediação: Prof.ª Ana Cláudia Martins (Coordenadora do Serviço de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Unifesp (Av. Conceição, 515 – Centro)

Das 7h30 às 12h

Vivência acadêmica para as equipes de apoio escolar

Apresentação Cultural

Diálogo sobre Proteção Integral de Crianças e Adolescentes com a equipe do Núcleo Social

Diálogo sobre O papel educador dos membros da comunidade escolar para além do corpo docente com a equipe do Departamento de Educação Popular

Teatro Clara Nunes

Das 13 às 17H30

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: Justiça curricular na perspectiva étnico racial

Participantes:

Prof.º Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos (Professor de Relações Internacionais da UFABC – Universidade Federal do ABC, onde foi Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas;  pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny – Côte d´Ivoire), presidente da Associação Brasileira de Estudos Africanos – ABEAFRICA (2023 – 2025))

Prof.ª Dra. Nelma Cristina Barbosa De Mattos (Coordenadora geral do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IF Baiano, campus Valença e Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação – REAFRO)

Prof.ª Ma. Suelaine Carneiro (Socióloga, feminista, mestre em educação, coordenadora de Educação e pesquisa de Géledes Instituto da Mulher Negra. Atua nos seguintes temas: feminismo, racismo, educação e educação das relações raciais. Autora de publicações sobre gênero, raça e educação, violência racial, violência doméstica, promotoras legais populares. É integrante da rede de ativistas pela educação do fundo Malala no Brasil.)

Mediação: Evelyn Cristina Daniel (Diretora do Departamento de Educação Popular da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Praça da Moça

Das 13 às 17H30

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: A participação no cotidiano escolar com ênfase ao protagonismo de crianças e bebês

Participantes:

Prof.ª Esp. Ana Carol Thomé (Coordenadora do Programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã)

Prof.ª Ma. Regina Maria Da Silva (Professora com atuação na educação infantil e educação para as relações étnico-raciais)

Mediação: Prof.ª Ma. Janaina Baladez (Formadora de Educação Infantil do Departamento de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Área externa do Centro Cultural Diadema

Das 13 às 17H30

Apresentação Cultural

Palestra: Gestão escolar democrática:  a importância dos colegiados escolares nos processos de participação

Participantes:

Prof.ª Dra. Iracema Santos do Nascimento (Professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da USP – FEUSP e coordenadora do Ijoba Moyãmi – Grupo de Pesquisa sobre Política e Gestão Educacional e Diferenças-Diversidade)

Mediação: Prof.ª Bete Marques (Coordenadora do Núcleo de Conselhos da Secretaria Municipal de Educação de Diadema)

Unifesp (Av. Conceição, 515 – Centro)

Vivência acadêmica para as equipes de apoio escolar

Apresentação Cultural

Diálogo sobre Proteção Integral de Crianças e Adolescentes com a equipe do Núcleo Social

Diálogo sobre O papel do educador dos membros da comunidade escolar para além do corpo docente com a equipe do Departamento de Educação Popular

Teatro Clara Nunes         

Das 19h às 22H

Apresentação Cultural

Mesa de Diálogo: O protagonismo dos estudantes jovens, adultos e idosos nas salas de aula da EJA 

Participantes:

Prof.ª Dra. Jarina Rodrigues Fernandes (Professora da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; membro da coordenação colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo – Fórum EJA São Paulo)

Prof.ª Dra. Sônia Couto Souza Feitosa (Coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire do Instituto Paulo Freire; Atuou como membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – CNAEJA entre 2011 a 2017; Autora de livros didáticos para EJA na perspectiva freiriana)

Mediação: Prof.º Me. Absolon De Oliveira (Coordenador do Serviço da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Diadema-SP)

Dia 25 de fevereiro

Praça da Moça

Das 7h30 às 13h

Por uma escola democrática, inclusiva, antirracista e promotora de saberes, cuidado, e justiça social

Apresentação cultural

Aula-espetáculo com Emicida (Rapper, compositor, produtor musical e desenhista)

Avaliação e encerramento do Congresso com autoridades

Compartilhar:

  • Data: 20/02/2023 09:02
  • Alterado:20/02/2023 09:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados