Diadema convoca mais de 1.500 servidores em dois anos
Prefeitura mantém processo de reposição de vagas por meio de concursos públicos e processos seletivos
- Data: 28/12/2023 19:12
- Alterado: 28/12/2023 19:12
- Autor: Heitor N. Bisi
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim
A Prefeitura de Diadema prossegue contratando servidores para desempenhar diversas funções em suas secretarias. Entre 2022 e 2023, por meio de concursos e seleções públicas, 1.585 funcionários passaram a fazer parte do quadro de trabalhadores da Prefeitura, com destaque para Educação (777), Saúde (405) e Segurança Cidadã (49).
Há ainda previsão de abertura de novo Edital para a realização de concurso público no primeiro semestre de 2024.
Estagiários
Além das contratações por meio de concursos e seleções públicas, a Prefeitura também contratou, entre 2022 e 2023, por meio do Programa de Estágio, 685 estagiários. As vagas foram destinadas às diversas secretarias municipais.
Desse total, 20 foram destinadas para estagiários do Programa de Estágio em Pós-Graduação, criado em 2023 em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema.
Programa de Residência em Gestão Pública
Neste ano, também foi criado o Programa de Residência em Gestão Pública, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Pública. O objetivo é proporcionar a estudantes recém-formados vivência prática na gestão pública, para que possam adquirir habilidades importantes na condução das atividades do poder público.
Novos cargos e revisão salarial
A Prefeitura finalizou a realização do 40º Concurso Público para os cargos de agente de serviço de cozinha, agente serviço funerário III – auxiliar de necrópsia, eletricista, jornalista I, jornalista II, mecânico I – mecânico de veículos, operador de equipamento de comunicação III – som / iluminação, pedreiro e vidraceiro. Já o 43º Concurso Público para a contratação de 79 agentes de serviço cozinha está em andamento.
A valorização profissional e salarial dos servidores da Prefeitura não foi esquecida. Foram implementados planos de carreira e revisão de padrões salariais por categoria para os cargos de Guarda Civil Municipal (GCM), Guarda Civil Patrimonial (GCP), Auditor Fiscal Tributário Municipal (AFTM), arquitetos e engenheiros.
Houve ainda a criação dos cargos de agente de apoio escolar – estatutário, supervisor GCP e Guarda Civil Patrimonial – Nível III.
A Prefeitura também garantiu o cumprimento integral da Lei Federal nº 11.738 que garante aos profissionais do magistério, o piso salarial nacional, 1/3 da jornada de trabalho destinada a atividades de formação e plano de carreira.
Frente de Trabalho
O Programa Frente de Trabalho oferece bolsas a moradores de Diadema em situação de vulnerabilidade social – entre 2022 e 2023 foram contratados 1.202 bolsistas. De iniciativa da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, permite que os bolsistas atuem em atividades de limpeza pública, conservação de áreas verdes e praças, manutenção de prédios municipais, entre outras tarefas. O contrato de trabalho tem prazo de 12 meses e pode ser prorrogado por mais um ano. A concessão das bolsas não gera vínculo empregatício com a Prefeitura. O valor da bolsa é de um salário mínimo (R$ 1.320,00 por mês).
No próximo mês, serão abertas inscrições para nova seleção pública para 200 vagas do Programa. Confira em https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-vai-abrir-selecao-para-frente-de-trabalho/.
Bairro Melhor
No último dia 13 de dezembro, a Prefeitura formou bolsistas do Nosso Bairro Melhor, que disponibiliza cotas para pessoas com deficiência, egressos do sistema penitenciário, mulheres vítimas de violência e população de rua.
Há previsão para contratação de mais 300 bolsistas a partir de janeiro do próximo ano.