Diadema apresenta experiência de incentivo à amamentação para mulher trabalhadora

Pelas ações desenvolvidas para incentivar a amamentação após o retorno ao trabalho, Diadema recebeu, em julho deste ano, o prêmio nacional na categoria Vigilância em Saúde

  • Data: 01/08/2019 11:08
  • Alterado: 01/08/2019 11:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema apresenta experiência de incentivo à amamentação para mulher trabalhadora

Crédito:Adriana Horvath

Você está em:

O trabalho realizado pela Prefeitura de Diadema para incentivar a amamentação após o retorno ao trabalho foi apresentado na abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) e Agosto Dourado do Estado de São Paulo, realizada nesta quarta-feira (31/7), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, em São Paulo.

A experiência foi relatada pela coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde, Andreia de Conto Garbin, durante a Roda de Conversa “Rede de Apoio à Amamentação”, mediada pelas jornalistas e apresentadoras do Programa “Momento Papo de Mãe”, Mariana Kotscho e Roberta Manreza. “Diadema foi convidada a apresentar suas estratégias de Saúde na construção dessa rede de apoio. O evento destacou a necessidade de ações da Vigilância sobre a publicidade e a comercialização dos produtos de primeira infância. Nosso município sai na frente com políticas públicas adotadas e que dão resultado”, ressaltou.

Prêmio

Pelas ações desenvolvidas para incentivar a amamentação após o retorno ao trabalho, Diadema recebeu, em julho deste ano, o prêmio nacional na categoria Vigilância em Saúde, da 16ª Mostra “Brasil, Aqui tem SUS”.  Nesta categoria, Diadema foi o único município do Estado de São Paulo a ter políticas públicas reconhecidas como exemplo. A cidade concorreu com 500 trabalhos de todo o país com o projeto vencedor “Estratégias da Vigilância à Saúde na construção da rede de apoio à mulher trabalhadora que amamenta, em Diadema”.

O estudo premiado registrou as atividades desenvolvidas, durante 2018 e 2019, para incentivo, apoio, promoção e proteção à alimentação saudável na infância, como elaboração de guia para implantação de salas de apoio à amamentação a ser usado nas inspeções sanitárias e da saúde do trabalhador, comunicação de 400 estabelecimentos referentes ao cumprimento das normas brasileiras de comercialização de alimentos para lactentes e primeira infância (NBCAL), checagem de vacinação infantil e presença de sala de coleta de leite.

Além disso, durante o pré-natal nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a gestante recebe informações, participa de atividades em grupos, pode conhecer a maternidade antes do parto. No puerpério, recebe a visita da equipe de Saúde da Família e continuam os grupos de orientação e as consultas para ela e o recém-nascido

Compartilhar:

  • Data: 01/08/2019 11:08
  • Alterado:01/08/2019 11:08
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados