Diadema amplia em oito vezes o atendimento de próteses
Serviço gratuito oferecido pelo Centro de Especialidades Odontológicas no Quarteirão da Saúde passou a entregar média de 150 próteses/mês
- Data: 31/05/2012 01:05
- Alterado: 31/05/2012 01:05
- Autor: Rosângela Rosendo
- Fonte: SECOM Diadema
Amaury Pasos
Crédito:
Desde julho de 2011, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do Quarteirão da Saúde de Diadema ampliou em até oito vezes o número de atendimentos a pacientes que necessitam de prótese dentária no município. Das 20 peças dentárias antes ofertadas mensalmente, o CEO passou a entregar média de 150 próteses/mês, sendo 100 totais (dentaduras) e 50 próteses removíveis (pontes).
A boa nova é resultado da política pública direcionada à saúde bucal desenvolvida pelo município, com destaque para a sinergia das equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que já integram o Programa Saúde da Família (PSF), e dos especialistas do CEO. O aumento da carga horária dos dentistas da equipe de prótese do CEO, o contrato com laboratório protético e maior infraestrutura do serviço também contribuíram para que a rede municipal de Saúde atingisse essa marca.
Até a inauguração do Quarteirão da Saúde, em 2008, o atendimento com prótese ao munícipe era realizado nas antigas instalações do Pronto Socorro Central, à rua Oriente Monti, e atendia somente a demanda dos pacientes de Diagnóstico Bucal encaminhados ao CEO .
Segundo Relatório Anual de Gestão de 2011, da Secretaria Municipal de Saúde, a oferta de próteses teve um aumento de 18% no período de 2008 a 2011, e saltou de 120, em 2008, para 679 próteses, em 2011.
Acesso personalizado – Assim como é procedimento padrão para todas as especialidades no QS e para evitar indicação indevida, a porta de entrada para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) segue protocolo de acesso da Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Secretaria Municipal de Saúde. Portanto, o munícipe que precisa usar uma prótese, seja dentadura ou ponte removível, deve antes passar por consulta e avaliação do dentista da unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Com a indicação de uso, o paciente é encaminhado para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas, que faz agendamento das demandas solicitadas pelas UBSs. Após o encaminhamento, o usuário é submetido a mais quatro consultas – avaliação com especialista do centro; moldagem; prova de altura dos dentes, prova da oclusão (encaixe dos dentes) – e entrega da prótese.
Infraestrutura – Para atender à demanda de usuários da rede de saúde municipal, o Centro de Especialidades Odontológicas está estruturado com nove consultórios dentários e conta com equipe formada por 16 cirurgiões-dentistas.
Além do fornecimento de prótese dentária, o CEO ainda atende outras cinco especialidades – endodontia, periodontia, cirurgia, diagnóstico bucal e atendimento a pacientes especiais.
Por meio desses serviços, os especialistas do CEO realizam diagnóstico de lesões na boca, tratamento de canal, de doenças da gengiva e cirurgias para dentes inclusos (sizo). Segundo o Relatório Anual de Gestão de 2011, o CEO realizou mais de 46,9 mil procedimentos.