Dia Internacional da Terra: Como está a preocupação da população mundial com o planeta?

Plataforma de gerenciamento de visibilidade online, divulga estudo que analisa o interesse das pessoas sobre as principais questões ambientais enfrentadas pelo planeta

  • Data: 22/04/2023 09:04
  • Alterado: 01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria Semrush
Dia Internacional da Terra: Como está a preocupação da população mundial com o planeta?

Dia Internacional da Terra

Crédito:Divulgação

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Hoje, dia 22 de abril, é comemorado o Dia Internacional da Terra. Para entender como está o interesse da população sobre as principais questões ambientais enfrentadas pelo planeta, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, produziu um estudo que analisa quais foram os termos mais pesquisados na internet, além do desempenho de sites de marcas e organizações que lutam pela causa sustentável.

O que as pessoas estão buscando na internet sobre sustentabilidade?

De acordo com a pesquisa, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2023, a preocupação da população mundial com o bem-estar das florestas aumentou notavelmente. As buscas globais pelo termo “10 maneiras de parar o desmatamento” cresceram 1.995,2% durante o período, enquanto isso, “5 maneiras de prevenir a erosão do solo” aumentou 504,2%, “quais são os 5 efeitos do desmatamento” registrou um aumento de 260,0% e “como o desmatamento afeta o meio ambiente” aumentou 229,5%.

Mas não é apenas o bem-estar das florestas que preocupa a população mundial, os oceanos, a perda da biodiversidade, questões energéticas e ligadas ao aquecimento global também registraram aumento de pesquisas na internet. Segundo a Semrush, as buscas por “a energia nuclear é renovável ou não renovável” aumentou 1.257,1%, “como o aquecimento global afeta o meio ambiente” aumentou 1.081,8%, “insetos estão sendo extintos” aumentaram 950%, “efeito da pesca no meio ambiente” aumentou em 540% e “as espécies que provavelmente se tornarão ameaçadas de extinção” aumentou em 450%.

“Com o aumento das pesquisas na internet sobre os variados temas que envolvem o meio ambiente, podemos afirmar que a população está ciente e preocupada com o futuro”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Durante o estudo, a Semrush também analisou quais foram os nomes de ativistas mais pesquisados pela população. São eles: 1. Greta Thunberg (1,833,921), 2. David Attenborough (712,658), 3. Alex Silva (18,124), 4. Isra Hirsi (13,216) e 5. Leah Thomas (11,852).

Sobre os documentários que discutem a causa que foram mais buscados na internet, estão: 1. Seaspiracy (179,437), 2. My Octopus Teacher (176,682), 3. Blackfish (175,263), 4. Our Planet (62,682) e 5. Cowspiracy (58,658).

“A preocupação da população vai além de pesquisas rápidas na internet. As pessoas querem assistir a documentários, procurar por ativistas que lutam pela causa e entender melhor sobre o que está acontecendo com o mundo em que vivemos”, analisa Casagrande.

Para entender o quanto as pessoas estão engajadas com questões ambientais, a Semrush também avaliou as buscas na internet por organizações sem fins lucrativos: 1. Peta (603,105), 2. WWF (603,000), 3. Greenpeace (334,079), 4. Eden Projects (150,776) e Oceana (71,711). O tráfego dos sites das organizações mais visitadas tiveram algumas alterações: 1. peta.org (3,374,063), 2. worldwildlife.org (2,549,062), 3. audubon.org (2,339,384), 4. nrdc.org (1,332,559) e 5. sierraclub.org (1,254,879).

Mas como a população está consumindo a moda?

Sabemos que a moda é uma das indústrias que mais colaboram com a devastação do meio ambiente. Durante o estudo, a plataforma de gerenciamento de visibilidade online notou que as pesquisas por “brechós abertos perto de mim” aumentaram 235,2% nos últimos três anos.

As marcas de moda sustentável mais pesquisadas nos últimos três anos foram: 1. Patagonia (3,030,263), 2. Reformation (896,316), 3. Everlane (515,447), 4. Allbirds (386,263) e 5. Rothys (259,000). O tráfego dos sites das empresas mais visitadas tiveram poucas alterações: 1. patagonia.com (5,866,565 visits), 2. everlane.com (2,430,060 visits), 3. thereformation.com (1,699,958 visits), 4. allbirds.com (1,542,202 visits) e 5. rothys.com (828,229 visits).

Apesar dos números serem altos, a comparação com as buscas por marcas fast fashion não é tão otimista. As buscas pelo nome da gigante chinesa, Shein, por exemplo, aumentaram 308.8% no mesmo período e a empresa colecionou 44.365.789 de pesquisas, quase dez vezes mais do que as 5 marcas sustentáveis mais pesquisadas registraram juntas. No ranking de fast fashion, ainda estão a Zara, com 30.878.947 de buscas, a H&M (21.694.737), Manga (10.648.947) e Bershka (9.358.421). Em relação ao tráfego dos sites, a shein.com continua em primeiro lugar, com 100,659,638, seguida da hm.com (81,751,243 visits), zara.com (58,988,437 visits), uniqlo.com (43,858,179 visits) e gap.com (43,840,871 visits).

“É verdade que as pessoas estão interessadas em entender o que está acontecendo com o mundo e buscam por soluções sustentáveis na internet, entretanto, o consumo e as práticas da população continuam os mesmos. Para que haja uma mudança real, é preciso que o comportamento também mude”, finaliza Casagrande.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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  • Data: 22/04/2023 09:04
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  • Fonte: Assessoria Semrush









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