Dia do Saber em Movimento promove a importância da atividade física
Durante esta quinta-feira (23) as unidades da rede municipal de ensino realizaram atividades com a participação de pais, alunos e da comunidade
- Data: 24/05/2019 09:05
- Alterado: 24/05/2019 09:05
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Durante esta quinta-feira (23) as unidades da rede municipal de ensino realizaram atividades com a participação de pais
Crédito:Alex Cavanha/PSA
Nesta quinta-feira (23), a agitação começou cedo nas escolas municipais de Santo André. A data foi escolhida para promover o Dia do Saber em Movimento, uma ação que envolveu todas as unidades da rede municipal de ensino em favor da conscientização de adultos e crianças sobre a importância da prática de atividade física para uma vida ativa e saudável. A iniciativa integra o programa Educação em Movimento de combate ao sobrepeso e à obesidades dos alunos da rede, bem como de incentivo a uma vida mais saudável para todos.
Durante todo o dia, as 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), as 37 creches e os cinco Centros Públicos de Formação Profissional), que juntos atendem mais de 34 mil estudantes, promoveram atividades físicas, jogos, brincadeiras e práticas esportivas com os pais, alunos e as equipes de profissionais das escolas. Por volta das 7h30, houve aula de yoga para os pais dos alunos da Emeief Yone Cintra, na Vila Pires, por exemplo, e matroginástica na Emeief Comendador Piero Pollone, no bairro Cidade São Jorge. Houve caminhada pela estrada na Emeief de Paranapiacaba, e a mesma atividade até o Parque Antonio Pezzolo (Ipiranguinha), com piquenique, na Emeief José Lazzarini, na Vila Marina.
“Nas escolas já é realizado um trabalho bastante intenso de incentivo à prática da atividade física, bem como à conscientização da importância de uma alimentação saudável, com uma merenda balanceada e projetos em sala que conscientizam os estudantes sobre o assunto. O Saber em Movimento foi pensado para envolver os pais e a comunidade, além das crianças, na ideia de que movimentar o corpo é indispensável para quem deseja ter saúde e qualidade de vida”, disse a coordenadora de Educação Física Escolar, Fabiana Morgado Gomes. As unidades que se destacarem em critérios como criatividade e envolvimento da comunidade serão contemplada com um “Dia de Mobilização”, que acontecerá no dia 7 de junho, com atividades esportivas e de lazer.
Lorena Dávila, mãe da aluna Marjorie, de 4 anos, da Emeief Nicolau Moraes Barros, na Vila Pires, participou da matroginástica com os pais dos alunos do período da tarde, e destacou que a participação dos pais em atividades como essa é muito importante para incentivá-los a se movimentarem. “É uma maneira de interagir com nossos filhos , que hoje em dia, por causa de tanta tecnologia, ficam muito tempo sentados. Afinal, a atividade física desenvolve a coordenação motora, o cérebro, ajuda a vencer a timidez e ainda se relacionarem mais uns com os outros. A atividade física contribui muito para o desenvolvimento das crianças no dia a dia”, destacou.
“Eu acho que o dia do movimento deve ser todo dia. É muito importante para pessoas de todas as idades, desde crianças a idosos”, reforçou Carina Prestupa, que é atriz e que realizou uma atividade de dança circular com os alunos e pais da creche Yone Cintra, na Vila Pires. “Além da coordenação motora, o movimento, principalmente na idade do meu filho Joaquim de dois anos, traz o lúdico. O movimento corporal vai cria um movimento psicológico , de ampliação de mundo e da mente. Quanto mais você movimenta o corpo, mais possibilidades você oferece a sua imaginação para que ela se desenvolva”, acrescentou Carina.