Brasil - Mundo Gastronomia

Dia das Crianças: saiba como montar um cardápio infantil saudável

A alimentação dos pequenos é fundamental para o desenvolvimento sadio

  • Data: 08/10/2023 15:10
  • Alterado: 08/10/2023 15:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Assessoria
cardapio-saudavel

Crédito:Divulgação/Freepik

Além dos presentes em celebração ao Dia das Crianças, é de suma importância colocar em prática a alimentação saudável destinada aos pequenos. Com a proximidade do dia 12 de outubro, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana Martins, ensina como montar um cardápio de acordo com a idade e quais os principais alimentos para uma dieta balanceada e nutritiva.

“Além de ter um cardápio balanceado, a participação dos pais durante a refeição e o exemplo deles aos pequenos é algo recomendado, já que as crianças se espelham em seus responsáveis. Dessa forma, ao incluir alimentos saudáveis em sua dieta e explicar quais os benefícios para a saúde é o primeiro passo para incluir verduras, legumes e frutas no prato da criançada”, explica Tamiris.

De seis meses a um ano: a introdução alimentar se inicia nesta fase. Sendo assim, é importante escolher alimentos que são ricos em nutrientes e vitaminas. Frutas que podem ser amassadas e que facilitam a mastigação são aliadas para complementar a refeição, já que é recomendada a amamentação até os dois anos de idade. Além disso, para outras refeições, é indicado a inclusão de um item de cada grupo de alimento. Sendo eles: legumes, cereal ou tubérculo, leguminosa, proteína animal e verduras. No caso das leguminosas, você pode optar por feijão, lentilha, grão de bico e ervilha. Já para proteína animal, temos a carne bovina, frango ou peixe. Vale ressaltar que, nesta fase, os pais podem oferecer ovo aos bebês até três vezes por semana, mas em caso de alergia, o alimento deve ser retirado das próximas refeições, além disso não é recomendado o uso de sal nas refeições. Porém, lembre-se que os alimentos devem ser sempre cozidos e macios, para proporcionar fácil mastigação, já que nesta faixa etária os pequenos estão aprendendo a mastigar e conhecendo novas texturas. Com relação aos líquidos, apenas água deve ser oferecida como bebida, além do leite materno ou fórmula em caso de mães que não conseguem amamentar.

De um ano em diante: a partir dos 12 meses, as crianças já começam a desenvolver dentes que permitem apostar em alimentos mais sólidos, além de já começarem a entender sobre a importância de determinado item para sua saúde. Dessa forma, basta seguir a rotina dos pequenos e, com paciência, explicar qual a função de cada comida que está no prato. Combinações como arroz, feijão, purê de mandioquinha, abóbora, beterraba e aliar tudo isso a alguma proteína animal tornam os pratos deliciosos e saudáveis.

Além disso, diversificar o cardápio ao longo da semana é essencial para que conheçam novos sabores. Varie as refeições e invista na criatividade e no lúdico, para deixar as refeições mais leves, divertidas e prazerosas à garotada. Sopas, macarrão, diversos tipos de saladas, sucos naturais, legumes e verduras são bem-vindos aos pratos das crianças. Os pequenos são atraídos pela curiosidade, então, um prato colorido, além de chamar a atenção, proporcionam uma refeição saudável com nutrientes e vitaminas necessárias para um desenvolvimento sadio. Se você tiver tempo, vale cortar os legumes em formatos diferenciados, ou criar carinhas com as opções que estão no prato. Tudo para que sintam vontade de comer e experimentar diferentes alimentos, já que eles passam a ser mais seletivos ao longo dos anos. Por fim, opte sempre por produtos frescos em vez dos industrializados.

Desde 2005, os restaurantes da Água Doce Sabores do Brasil contam com um espaço destinado às crianças chamado de Doce Cantinho. A ideia do local é oferecer para os pais e, principalmente, aos pequenos um ambiente que tenha entretenimento e segurança durante a permanência dentro de uma unidade da rede. Além disso, a marca disponibiliza um cardápio com opções pensadas para atrair e encantar o público infantil e passatempos que permitem o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. Atualmente, a franquia conta com 80 operações e é referência na culinária brasileira.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Compartilhar:

  • Data: 08/10/2023 03:10
  • Alterado: 08/10/2023 03:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados