São Paulo Cultura

Dia da Consciência Negra: Parque Horto Florestal realiza programação gratuita em homenagem à data

Agenda do feriado contará com aulão de capoeira, danças africanas e roda de conversa sobre políticas e ações educativas antirracistas nos museus

  • Data: 16/11/2023 16:11
  • Alterado: 16/11/2023 16:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Urbia
Urbia realiza visitas guiadas nos Parques Horto Florestal e Cantareira

Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal

Crédito:Divulgação Urbia Parques

Celebrado anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é uma data marcada pela celebração e conscientização sobre a força, resistência e lutas vivenciadas pela população negra no Brasil. Para homenagear a extrema importância dos negros para a história nacional, o Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal, administrado pela Urbia, contará com uma programação de eventos gratuitos durante o feriado.

Confira abaixo todas as informações da agenda do dia 20 de novembro: 

Vivência em Capoeira

Das 10h às 11h30, será realizado um aulão gratuito para iniciantes e praticantes de capoeira, conduzida pelo graduado Felipe e seu grupo Inga Capoeira, voluntário do Horto Florestal. Durante a atividade, todos terão a chance de conhecer as origens da modalidade e o que é essa expressão cultural, podendo compreender melhor as relações da capoeira com a luta do movimento negro no Brasil. Após o bate-papo, haverá uma aula prática na qual os participantes aprenderão alguns movimentos e sentirão na pele o que é a capoeira. A aula será realizada na Tenda do Horto, com entrada livre para todos os públicos e sem limite de vagas. 

Aulão de Dança e Ritmos Africanos

Entre 14h e 16h, os visitantes do Horto Florestal poderão participar de uma aula de dança para aprender alguns ritmos e movimentos que valorizam as culturas de matrizes africanas. A aula não tem limite de vagas e é aberta para todos os públicos. Realizada na Tenda do Horto Florestal, a atividade é gratuita e não precisa de inscrição. 

Roda de Conversa – Políticas e Ações Educativas Antirracistas nos Museus

Por fim, das 14h às 15h30, o Museu Florestal Octávio Vecchi, localizado no Parque Horto Florestal, realizará gratuitamente uma roda de conversa sobre políticas e ações educativas antirracistas nos museus. A ideia do bate-papo é discutir sobre as possibilidades de transformar os museus em um espaço mais democrático. A conversa será mediada pelo supervisor do Museu Florestal, Vinícius Marangon. O evento conta com limite de 20 vagas e é necessário realizar a inscrição gratuita por meio deste formulário.

O Museu, idealizado por Octávio Vecchi e inaugurado em 1931, reúne parte da história da preservação ambiental do Estado de São Paulo. O prédio é composto por um acervo de madeiras dos mais diversos tipos: entalhadas, sementes, peças de xilografia, aquarelas, entre outras. Além disso, o local abriga um grande painel a óleo que ilustra a história de São Paulo, de autoria de Helios Seelinger; uma pintura mural de espécies nativas, realizada por Antonio Paim Vieira; vitrais executados pela Casa Conrado; e outras obras expostas. 

Transporte público

Quem optar pelo transporte público poderá acessar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Tucuruvi, as alternativas são: 2020/10 Metrô Tucuruvi – Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana – Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana – Vila Albertina.

Compartilhar:



  • Data: 16/11/2023 04:11
  • Alterado: 16/11/2023 04:11
  • Redação
  • Urbia







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados