ABC Mobilidade

DER prepara ações para a Semana Nacional do Trânsito 2023

Uma das iniciativas é o projeto que leva ações educativas às escolas, para iniciar, desde cedo, a transmissão de informações em prol de um tráfego seguro

  • Data: 18/09/2023 14:09
  • Alterado: 18/09/2023 14:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DER
circuito-transito

Projeto Curta o Circuito

Crédito:Divulgação

Por ocasião da Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), apoia as ações educativas da campanha “No Trânsito, escolha a vida”. Serão desenvolvidas iniciativas como o projeto DER na Escola, cujo objetivo é difundir mensagens educativas para que as crianças sejam multiplicadoras de informações dentro de suas famílias e círculos de convivência.

“Esse é um período em que podemos reforçar nossas diretrizes em prol de um ambiente seguro no trânsito”, afirma o superintendente do DER, Sérgio Codelo. “Uma ação como o projeto DER na Escola é importante para que as crianças absorvam nossas premissas e as reproduzam entre os adultos. Além disso, esses jovens, desde cedo, terão a construção de valores para a vida deles como condutores, quando esse dia chegar”, acrescenta.

Ainda como parte da campanha, vídeos e posts educativos serão veiculados nas redes sociais do DER. A intenção é fazer com que o conteúdo ajude a conscientizar os usuários das rodovias sobre a importância do comportamento responsável. A partir de perfis diferentes de pessoas, situações do cotidiano serão apresentadas dentro da relação com as leis de trânsito, expondo as consequências quando estas não são respeitadas.

A programação do DER para a Semana Nacional do Trânsito prevê, também, a realização do projeto Curta o Circuito, ação para que o público perceba e vivencie os efeitos causados pelo consumo de bebida alcoólica. Um óculos simulador será disponibilizado em uma prova que envolverá concentração, coordenação e visão, para desafiar os participantes a cumprir o trajeto como se estivessem em estado de embriaguez.

Já o Escape Room do DER proporcionará a abordagem de temas relacionados à segurança no trânsito de maneira divertida, inovadora e educativa, em atividades de curta duração e alta rotatividade, com o intuito de atrair uma ampla variedade de público. Esse formato permite injetar entusiasmo no processo de conscientização sobre tópicos educativos que, apesar de necessários para a garantia da segurança de todos, podem ser percebidos como monótonos.

Programação completa
DER na Escola

18/09: período da tarde na E.E. Ernesto Masselani, em Matão, e da tarde na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
19/09: períodos da manhã e da tarde na E.E. Ernesto Masselani, em Matão, e da manhã na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
20/09: períodos da manhã e da tarde na E.E. Ernesto Masselani, em Matão, e da manhã na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
21/09: período da manhã na E.E. Ernesto Masselani, em Matão
25/09: períodos da manhã e da tarde E. Prof° José Toledo de Mendonça, em Itápolis
26/09: períodos da manhã e da tarde E. Prof° José Toledo de Mendonça, em Itápolis
27/09: períodos da manhã e da tarde E. Prof° José Toledo de Mendonça, em Itápolis
DER na Escola + Escape Room
18/09: período da tarde na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
19/09: períodos da manhã e da tarde na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
20/09: período da manhã na EMEB Prof° Marli Aparecida, em Valinhos
Curta o Circuito
17, 22, 23 e 24/09, na Alameda Maurício Nassau, nº 675. no centro de Holambra

Compartilhar:

  • Data: 18/09/2023 02:09
  • Alterado: 18/09/2023 02:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: DER









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados