Departamento de Estradas de Rodagem adere à campanha por segurança no trânsito

Programação do Maio Amarelo inclui escape room didático, palestras sobre segurança no trânsito e óculos simuladores de embriaguez

  • Data: 06/05/2024 09:05
  • Alterado: 06/05/2024 09:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de SP
seguranca-no-transito

Estão previstas ações em parques, escolas, shoppings e empresas

Crédito:Divulgação

Você está em:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), lança a edição de 2024 da campanha ‘Maio Amarelo’, cujo objetivo é conscientizar a sociedade, por meio de ações e atividades educativas, para reforçar a segurança no trânsito e a necessidade de reduzir o número de acidentes. Estão previstas ações em parques, escolas, shoppings e empresas.

O ‘Maio Amarelo’ do DER se alinha ao movimento internacional surgido após a Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), lançar, em maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A meta da OMS é reduzir em ao menos 50% o número de vítimas de acidentes no planeta, de cerca de 3,5 mil pessoas no mundo. Em 2024, o tema da campanha é “A paz no trânsito começa por você”.

Entre as ações programadas pelo DER em escolas da rede pública, a iniciativa propõe experiências como o ‘Curta o Circuito’, pela qual o público é exposto aos riscos associados ao consumo inadequado de bebidas alcóolicas e outras imprudências no trânsito.

Por meio de óculos simuladores de embriaguez, os usuários participam do desafio de manter a coordenação motora e a visão em condições inadequadas. Os participantes deverão percorrer um circuito de obstáculos e será feito o registro em vídeo 360 graus da trajetória, o vídeo poderá ser compartilhado nas redes sociais dos participantes.

Já o ‘DER Escape Room’ é um programa de curta duração e alta rotatividade, também de viés lúdico, para participar em grupo, elaborado de modo a atrair públicos de perfis variados. Os participantes são transportados a um espaço imersivo e um enredo instigante, com o intuito de prender a atenção e estimular o aprendizado, para que temas como a segurança no trânsito sejam abordados de forma divertida, inusitada e educativa.

Durante o ‘Maio Amarelo’ de 2024, o Projeto ‘DER na Escola’ ajusta seu conteúdo para transmitir aos estudantes informações ligadas às ações previstas para o mês e chamar atenção para o caráter internacional do movimento. O objetivo da ação é que crianças e adolescentes sejam multiplicadores das mensagens para os pais e familiares.

Programação Maio Amarelo do DER:

6 a 9 de maio (segunda a quinta-feira)
Ações Educativas: Escape Room, Curta o Circuito e Consciência X Culpa
Parceria com a Prefeitura Municipal de Ourinhos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal de Ourinhos
Local: Praça Melo Peixoto

13 e 14 de maio (segunda e terça-feira)
DER na Escola: Escola Municipal de Ensino Infantil Affonso Basile
Município: Angatuba

15 de maio (quarta-feira)
DER na Escola: Escolas Municipais de Ensino Infantil do Bairro da Batalheira, de Polengue e de Boa Vista
Município: Angatuba

16 de maio (quinta-feira)
DER na Escola: Escola Municipal Profª Herminia Araújo
Município: Angatuba

22 e 23 de maio (quarta e quinta-feira)
DER na Escola: Escola Estadual Conjunto Habitacional Dona dos Anjos Macêdo
Município: Aguaí

24 de maio (sexta-feira)
DER na Escola: Escola Estadual José Theodoro
Município: Aguaí

Compartilhar:

  • Data: 06/05/2024 09:05
  • Alterado: 06/05/2024 09:05
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo de SP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados