São Paulo Cidade

Defesa Civil de SP inicia treinamento com agentes municipais para o período de chuvas

Edição deste ano conta com oito oficinas que serão realizadas em todas as regiões que operam os planos preventivos para inundações

  • Data: 21/10/2023 16:10
  • Alterado: 21/10/2023 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de SP
defesa-civil

Um dos objetivos é capacitar os agentes a identificarem sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco

Crédito:Governo SP/Divulgação

A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na quarta-feira (18) o ciclo de treinamentos para as Chuvas de Verão 2023/2024. A edição deste ano conta com oito oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil para escorregamentos e inundações. Durante as capacitações, os agentes municipais receberão intenso treinamento prático dividido em dois dias.

As equipes volantes da divisão de capacitação percorrem os municípios aplicando o treinamento para os agentes e gestores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil para atuação efetiva e sistêmica durante o período de chuvas de verão para redução de riscos e desastres.

As aulas são divididas em dois dias e contam com instrução técnica do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, a Climatempo discorre sobre as condições meteorológicas, a Defesa Civil do Estado apresenta o tema Logística Humanitária e Situação de Anormalidade, e os alunos fazem uma vistoria de campo acompanhada pelos técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de capacitar os agentes a identificar sinais que antecedem os deslizamentos de terra em locais de risco, a partir de conceitos geológicos e ambientais.

Ao término do treinamento, todos os participantes recebem um certificado, e os municípios poderão celebrar convênios com o Estado e receber um kit com equipamentos para auxiliar nas atividades de Defesa Civil, contendo pluviômetro, lonas e equipamento de proteção individual destinados ao uso durante as ocorrências.

Agenda das oficinas preparatórias

Mês de outubro:

18 e 19 – Santos

24 e 25 – São José dos Campos

31out e 01nov – Campinas

Mês de novembro:

07 e 08 – Sorocaba

09 e 10 – Campinas

13 e 14 – São Paulo e Região Metropolitana

22 e 23 – Itapeva

28 e 29 – Registro

Durante as oficinas, todos os munícipios da região são convidados a participar com a presença de seus agentes de Defesa Civil.

Abertura do clico de treinamentos deste ano acontece em Guarujá

A abertura do ciclo deste ano foi na cidade de Guarujá, destinada a todos os nove municípios da Baixada Santista. Os agentes de Defesa Civil destes municípios foram convidados a participar do treinamento. Em 2020, a cidade de Guarujá sofreu com vários deslizamentos de terra que resultaram em dezenas de mortes.

Compartilhar:

  • Data: 21/10/2023 04:10
  • Alterado: 21/10/2023 04:10
  • Redação
  • Governo do Estado de SP









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados