Decathlon mobiliza mais de 40 lojas no Brasil para o Dia Mundial da Limpeza
Em 2022, mais de 700 voluntários integraram os times Decathlon em todo o Brasil, em parceria com o Instituto Limpa Brasil
- Data: 15/09/2023 10:09
- Alterado: 15/09/2023 10:09
- Autor: Redação
- Fonte: Decathlon
Decathlon mobiliza mais de 40 lojas no Brasil para o Dia Mundial da Limpeza
Crédito:Divulgação
A Decathlon, maior loja de artigos esportivos do mundo, prepara-se para unir funcionários, clientes e parceiros em mutirões de coleta de resíduos no Dia Mundial da Limpeza, programado para 16 de setembro. O evento global, que aqui no Brasil é realizado pelo Instituto Limpa Brasil, acontece anualmente desde 2018, e conta com a Decathlon como parceira desde então.
A ação proporciona a conscientização da sociedade para o descarte irregular e ajuda diversas famílias que têm como renda principal o recolhimento de resíduos, gerando um impacto financeiro e social direto para elas.
Neste ano, 42 lojas e o Centro de Distribuição em Barueri (SP) servirão de pontos de encontro para os participantes, promovendo a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças ou parques próximos às unidades. A meta é coletar cinco toneladas de resíduos, uma média de 100 kg por grupo.
Em 2022, mais de 700 voluntários integraram os times Decathlon em todo o Brasil, em parceria com o Instituto Limpa Brasil. No total, quase duas toneladas foram recolhidas e levadas para cooperativas e ecopontos parceiros da Limpa Brasil, que fizeram o descarte correto dos materiais. A estimativa é que 112 famílias tenham sido beneficiadas com a ação.
“Temos muito orgulho em participar mais uma vez desta iniciativa que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Queremos ajudar na conscientização dos esportistas de todo o Brasil a reduzir o impacto dos resíduos que geramos no mundo. Em todas as nossas unidades também realizamos a separação correta de nossos resíduos, descartando-os da forma adequada e aumentando as taxas de reciclagem no país. Junto a outras ações com foco na promoção da economia circular, uso de energia renovável e produtos ecodesign, conseguimos contribuir de forma consistente para a preservação do nosso campo de jogo, o planeta”, afirma Emilie Langrené, Gerente de comunicação institucional e corporativa da Decathlon Brasil.
Compromissos
A Decathlon assumiu compromissos globais para enfrentar as mudanças climáticas no seu plano de transição até 2026 com três frentes de atuação: desenvolver pessoas, preservar a natureza e criar valor durável. São eles:
Ter 100% do catálogo de produtos ecodesign, ou seja, projetados para diminuir o seu impacto ambiental. Esses produtos, hoje, representam 38,14% (35% no Brasil) do faturamento da empresa globalmente.
Ter 100% da eletricidade consumida em lojas e armazéns vindo de fontes renováveis. No Brasil, já atingimos esse índice.
Tornar o modelo de negócio mais voltado à economia circular, propondo a clientes serviços como reparo através das oficinas