De que forma a menopausa pode contribuir para o surgimento de vasinhos e varizes?
Devido às mudanças decorrentes das alterações hormonais comuns na menopausa, o organismo feminino pode ficar mais propenso ao agravamento ou surgimento de varizes nesta fase da vida da mulher
- Data: 15/05/2024 09:05
- Alterado: 15/05/2024 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: Dra. Helen Pessoni
Varizes
Crédito:Prefeitura - Itabuna
1 – Quais são as principais mudanças hormonais na menopausa que podem favorecer o aparecimento ou agravamento de varizes? Isso ocorre somente com varizes ou em vasinhos de menor calibre?
Durante o período do climatério e depois na menopausa: quando as mulheres começam a sentir aqueles calores, que vai e volta, isso significa que ela está com picos hormonais, com instabilidade hormonal. Esses picos hormonais fazem sim alterações no sistema cardiovascular e esse pico hormonal pode favorecer a dilatação de veias e aparecimento de varizes.
Recomendamos nesta fase, tendo muito cuidado com o tratamento, para entender como a paciente está neste período, e a resposta dela ao tratamento de varizes pode ser um pouco mais lento, em função disso, fazendo um acompanhamento de perto, sabendo que isso tudo está acontecendo, e pode ser que tenha que intensificar o tratamento por causa disso.
Algo importante é que a paciente mantenha atividade física regular, que ajuda muito, que tenha cuidado com ganho de peso neste período, porque esse descontrole hormonal, pode favorecer o ganho de peso. Com isso, podem surgir mais varizes.
2– Se a observação da relação do surgimento ou agravamento do quadro nesta fase da vida da mulher for tardia, o que pode ser feito para reduzir os sintomas e também a questão da aparência ser atenuada?
Existem hoje, nos tratamentos de menopausa, suplementos que ajudam. Pode procurar um especialista para fazer essa suplementação direcionada.
Existe a possibilidade de fazer uma reposição hormonal leve e precoce, logo no início, para que não passe pelo período de menopausa com sintomas tão intensificados. Isso acaba ajudando também nas varizes.
3– Os tratamentos indicados são os mesmos nesta fase da vida da mulher ou há alguma mudança em termos de protocolo, devido às mudanças mais bruscas que ocorrem no organismo, em especial hormonais?
O tratamento não muda, o protocolo é o mesmo, a única atenção que precisamos ter é que a paciente pode ter sintomas mais exacerbados em função destes picos hormonais. Sendo assim, pode ficar com as pernas mais inchadas, mais dolorosas, e usamos medicamentos para auxiliar. É preciso ter um olhar diferente, mas o protocolo de tratamento não muda, mas pode ser intensificado ou prolongado um pouquinho.
Dra. Helen Pessoni, médica, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e especialista em cirurgia vascular e endovascular pela Associação Médica Brasileira (AMB)