Cyndi Lauper completa 70 anos; relembre alguns de seus maiores sucessos
Ícone dos anos 80, a cantora foi uma das responsáveis por revolucionar a indústria da música
- Data: 22/06/2023 17:06
- Alterado: 27/11/2023 14:11
- Autor: Edvaldo Barone
- Fonte: ABCdoABC
Cyndi Lauper
Crédito:Divulgação
Já se passaram quatro décadas, desde que Cyndi Lauper veio afirmar ao mundo que ‘as garotas queriam se divertir’. De lá para cá, a menina se tornou mulher e hoje completa 70 anos, levando em sua bagagem uma carreira repleta de percalços, mas irretocável.
Para além de um visual irreverente e extravagante, a cantora foi responsável por diversas faixas que moldaram o pop e atravessaram gerações. Fazendo o público refletir e não apenas dançar, as músicas de Lauper são carregadas de ativismo político e social, simbolismo e empoderamento.
Relembre os grandes sucessos, desta que é considerada uma das maiores artistas de todos os tempos:
É impossível falar de Cyndi Lauper sem lembrar de ‘Girls Just Want to Have Fun’.
Tida como um hino feminista, a letra inicialmente apresentada a cantora era na verdade bastante machista, o que fez com que ela alterasse todo o conteúdo para transmitir a mensagem a qual desejava. Como resultado, ‘Girls Just Want to Have Fun’ debutou no primeiro lugar de diversas paradas ao redor do mundo, tendo recebido 3 discos de ouro e 2 de platina, com vendas físicas superiores a 2 milhões de cópias.
A faixa lançada em 1983, se converteu no maior êxito de sua carreira e é até hoje uma das músicas mais executadas no mundo. O vídeo oficial no YouTube conta com mais de 1 bilhão de visualizações.
Trazendo à tona, uma vertente mais sensível e romântica de Lauper, ‘Time After Time’ cumpriu com maestria a função de firmar o sucesso da cantora.
Além de ter sido indicada ao Grammy de 1985, por ‘Canção do Ano’, a faixa permaneceu por duas semanas no topo da Billboard Hot 100, a parada musical mais importante dos Estados Unidos.
Se falar sobre masturbação feminina parece polêmico hoje, imagine nos anos 80. Isso não impediu, no entanto, que Cyndi levasse a temática para sua música.
Sucesso em diversas partes do mundo, ‘She Bop’ possuí um videoclipe hilário, no qual Lauper aparece como líder de um movimento de libertação sexual, num local onde todos os jovens sofrem lavagem cerebral através de uma grande cadeia de sanduíches.
Uma das faixas mais regravadas ao longo dos anos, ‘True Colors’ consolidou-se como um hino da comunidade LGBTQIAP+. A música que fala sobre mostrar ao mundo suas cores verdadeiras, inseriu Lauper como uma aliada da causa anti-lgbtfobia.
Com frequência Cyndi realiza turnês beneficentes e criou a ‘True Colors Found’, para arrecadar fundos e abrigar LGBT’s expulsos de casa.
A favorita dos saudosistas, ‘Goonies’ é uma verdadeira volta aos anos 80.
Lançada em 1984, exclusivamente para a trilha sonora do filme de “Os Goonies”, de Steven Spielberg, a faixa fez tanto sucesso quanto o filme.
Uma curiosidade, é que Cyndi passou quase 15 anos sem executar ‘Goonies’ em seus shows, mas devido a insistência dos fãs a faixa foi novamente incorporada ao repertório da artista.
Originalmente gravada por Roy Orbison, ‘I Drove All Night’ ganhou destaque quando, em 1989, Lauper decidiu dar a música uma condução feminina, com uma mulher no controle.
Após uma série de contratempos com sua gravadora, Epic Records, Cyndi se desvencilhou do contrato com a mesma, e no ano de 2002, lançou de forma independente ‘Shine’.
Por marcar um momento bastante pessoal e autônomo da cantora, o projeto foi amplamente abraçado pelos fãs.
Voltado às pistas de dança, ‘Into The Nightlife’ marca a era eletrônica na carreira de Lauper. O videoclipe conta com a participação de alguns fãs da cantora.
A faixa integra o álbum ‘Memphis Blues’, projeto que ressalta toda a versatilidade musical de Cyndi ao adentrar no mundo do blues. Lançado em 2011, este foi o álbum de blues mais vendido daquele ano. Just Your Fool foi o primeiro single e o responsável por introduzir uma Cyndi Lauper totalmente diferente, após quase 30 anos de seu primeiro lançamento solo.
‘Funnel Of Love’ está presente no último álbum de estúdio lançado por Lauper, Detour, de 2016. A faixa é uma regravação de Wanda Jackson.
O projeto estritamente country, caiu no gosto da crítica e público.