Ribeirão Pires Cursos

Curso propõe resgatar a tradição do Chocolate na Estância

Em parceria com o Sebrae-SP e Centro Paula Souza, Fundo Social de Ribeirão Pires capacita novos chocolateiros

  • Data: 21/11/2017 17:11
  • Alterado: 21/11/2017 17:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Curso propõe resgatar a tradição do Chocolate na Estância

Crédito:

Alunos do curso de formação de chocolateiro, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires em parceria com o SEBRAE-SP e o Centro Paula Souza, receberam, na manhã desta terça-feira, dia 21, certificação, durante solenidade realizada na sede do Fundo. Com, aproximadamente, 60 alunos inscritos e divididos em três turmas, o curso teve por objetivo resgatar a tradição do Festival do Chocolate através da qualificação da mão de obra local.

“Promover a edificação do ser humano através de cursos de capacitação e qualificação profissional é o maior legado que podemos deixar para os moradores de Ribeirão Pires. A transferência de conhecimento é a melhor forma de tirar as pessoas da situação de vulnerabilidade social e permitir que possam voltar ao mercado de trabalho por conta própria”, explicou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Reiterando a importância do curso para as próximas edições do Festival de Chocolate na Estância, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Flávia Dotto, destacou também a importância da certificação e das parcerias. “O diploma que estão recebendo hoje leva o peso de instituições como o SEBRAE-SP e o Centro Paula Souza, o que faz diferença no mercado de trabalho”.

Dentre as receitas que os alunos aprenderam durante o curso estão: ovos de Páscoa, pavês, mousse, muffin, bolo, palha italiana e outros itens a base de chocolate. “Os alunos saem daqui com a base necessária para produzir e comercializar os produtos. O importante é continuar se aperfeiçoando, já que o mundo da confeitaria é muito vasto”, explicou Jane Cristina da Silva, professora formada em Gastronomia, com especialidade em Confeitaria. O curso também contou com a orientação de Mirna Perillo, também formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria.

Trabalhando com chocolate desde as primeiras edições do Festival do Chocolate, Evete Haruhi Sawada aproveitou o curso para aprender novas técnicas. “Precisamos olhar com amor e carinho para Ribeirão Pires. Desde a neblina ao chocolate, são marcas registradas da nossa Estância. Por isso, aproveitar a oportunidade de fazer o curso contribui não só com o meu trabalho, mas com a imagem da nossa cidade, através dos nossos produtos”.

Durante o curso, que teve início em 9 de novembro, os participantes aprenderam sobre as características e funções da matéria-prima; infraestrutura, ferramentas e equipamentos, boas práticas de fabricação, técnicas de manipulação e receitas.

Além das aulas técnicas, os participantes também recebem conteúdo de gestão focado em planejamento, finanças e marketing para auxiliar na operação do negócio através do Super MEI, programa do SEBRAE-SP voltado para o aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento de negócios, inicialmente com foco no Microempreendedor Individual (MEI).

“Acompanhamos de perto todas as aulas do curso de chocolateiro. Só temos a agradecer o acolhimento do Fundo Social de Solidariedade e garantir que esta parceria irá se repetir com certeza”, disse Célia do Carmo Leandro, diretora da ETEC Professora Maria Cristina (Centro Paula Souza).

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:



  • Data: 21/11/2017 05:11
  • Alterado: 21/11/2017 05:11
  • Redação
  • PMETRP







Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados