CTA da Cidade estará na Zona Norte de quinta (1º) a sábado (3)

Na unidade itinerante, o munícipe poderá realizar testagem para ISTs, iniciar profilaxias de prevenção ao HIV, retirar preservativos, entre outros serviços

  • Data: 31/01/2024 14:01
  • Alterado: 31/01/2024 14:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Zona sul da capital paulista recebe CTA da Cidade de 18 a 20 de maio

CTA da Cidade

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

A partir desta quinta-feira (1º), a unidade itinerante Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, estará na Vila Perus, na Zona Norte da capital. A iniciativa vai até o dia 3 de fevereiro, sábado, das 16h às 21h.

Ligado à Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o CTA da Cidade oferece todos os serviços existentes nas outras 27 unidades fixas da Rede Municipal Especializada (RME), com o objetivo de diminuir barreiras de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) para a população mais vulnerável ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

A unidade itinerante conta com áreas de triagem, espera e coleta de exames, laboratório próprio, testagem rápida para HIV, hepatites B e C, além de teste diagnóstico para sífilis, com aplicação de medicamento em caso de resultado positivo.

Quem for até a unidade móvel poderá também realizar exames para clamídia e gonorreia, iniciar as profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP) ao HIV e retirar a primeira terapia antirretroviral (Tarv), no caso dos usuários que testarem positivo para o HIV. Para estas pessoas, a equipe passa ainda orientações e realiza exames recomendados pelos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas (PCDT), além de, se necessário, realizar encaminhamentos aos serviços da RME em IST/Aids para seguimento ambulatorial.

Além de todos os serviços já citados, também estarão disponíveis no CTA da Cidade camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV, que permitem que as pessoas façam o teste em casa.

Serviço – CTA da Cidade

O quê: testagem rápida para HIV e sífilis; testes para hepatites B e C, clamídia e gonorreia; cadastro para dispensação de PrEP e PEP; distribuição de gel lubrificante, preservativos interno e externo, e autoteste para HIV
Data: quinta, sexta e sábado – 1º, 2 e 3 de fevereiro
Horário: das 16h às 21h
Onde: Rua Salles Gomes, 360, Vila Perus

Saiba mais sobre ISTs na página da Coordenadoria de IST/Aids.

Compartilhar:

  • Data: 31/01/2024 02:01
  • Alterado: 31/01/2024 02:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados