Criatividade de inspetor de alunos ajuda na educação
Isac Herrera cria brinquedos de material reciclado e muda rotina em escola de São Caetano
- Data: 24/06/2013 10:06
- Alterado: 24/06/2013 10:06
- Autor: Alexandre Costa
- Fonte: PMSCS
Crédito:
A hora do intervalo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bartolomeu Bueno da Silva, de São Caetano do Sul, já não conta apenas com as tradicionais brincadeiras de esconde-esconde e pega-pega. Graças à criatividade e dedicação do inspetor de alunos Isac Herrera, agora as crianças têm à disposição diversos brinquedos e jogos construídos com material reciclável para se divertirem. O sucesso é tão grande que muitos comem rapidamente suas merendas para poder curtir por mais tempo o salão de jogos improvisado no pátio.
“Tudo o que eu faço é com material reciclável, que eu recolho em caçambas de obras ou recebo de pais de alunos. Aí eu vejo que jogo é possível fazer para as crianças e começo a construção. Eu gosto de criar brinquedos que façam eles se movimentarem, que possam jogar no chão. Não faço nada para eles brincarem sentados”, explica Isac Herrera, que agradeceu pelo apoio que recebeu na escola para suas invenções. “Eu tenho a ajuda de todos aqui, da diretora, Jussara Alborghetti, dos professores e dos outros funcionários.”
As crianças, maiores interessadas nas criações de Isac, não escondem a satisfação com o trabalho realizado pelo inspetor. As amigas Natália, Nicole e Jenifer, do 5º ano, se divertem em todos os intervalos. “Os jogos são muito legais”, afirma Natália. Entre os brinquedos criados pelo inspetor está uma mesa de pingue-pongue de pequenas dimensões; arenas para jogar air hockey (brinquedo tradicional em áreas de jogos de shoppings e bufês de festa infantil); e até mesmo uma espécie de pebolim para se jogar com os dedos batizado de peteleco. “Tudo é coletivo. As crianças se organizam para jogar e todos respeitam a vez do outro”, elogia Isac.
A coordenadora de eventos da EMEF Bartolomeu Bueno da Silva, Marina Zorzan, ressalta que o sucesso dos jogos construídos por Isac não fica restrito às crianças. “Em nossa Festa Junina os pais se juntaram aos filhos para brincar e todos se divertiram muito”. O talento do inspetor de alunos chamou tanta atenção que a diretora de uma escola particular paulistana já realizou uma encomenda de jogos para o inspetor. E ele não esconde o orgulho e emoção pelo reconhecimento de seu trabalho, especialmente por parte das crianças. “É muito gratificante ver a alegria delas brincando com os jogos que eu construí. É muito legal ver essa festa que elas fazem. Elas ficam piradas.”