Crianças participam de PPA Participativo e elencam prioridades nas escolas

Solicitações começaram a ser levantadas em sala de aula; estudantes pedem desde mais segurança até piscina aquecida nas instituições

  • Data: 14/06/2013 18:06
  • Alterado: 14/06/2013 18:06
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Crianças participam de PPA Participativo e elencam prioridades nas escolas

Crédito:

Você está em:

Desde pequenos, os estudantes de Santo André aprendem mais do que as matérias do currículo escolar, eles são instruídos a exercer a cidadania. Todas as Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) da cidade – são 51 unidades – estão realizando o PPA Criança (Plano Plurianual Participativo), nos moldes do desenvolvido em toda a cidade nos último dois meses, quando 20 plenárias foram realizadas para ouvir as demandas da população. Como parte do programa, 20 alunos eleitos para representar dez escolas visitaram a Prefeitura Municipal nesta sexta-feira (14) para apresentar as principais solicitações das instituições de ensino.

Entre as diversas demandas apresentadas, os estudantes pediram melhorias para a cidade como mais médicos e postos de saúde, segurança nas escolas, mais parques arborizados e limpeza nas ruas com cestos de lixo resistentes, além disso, a criançada pediu ações pontuais nas unidades como a instalação de piscinas e bibliotecas. “Vou receber as demandas e tentar ver como podemos resolver os problemas. Alguns são mais complicados, mas os mais simples, como a necessidade de um semáforo em frente à escola, conseguimos providenciar mais rapidamente”, comentou o prefeito Carlos Grana.

No total, 18 mil alunos estão participando do PPA Criança, que contará com três visitas de grupos à Prefeitura, agendadas para a próxima semana. Além do gabinete do prefeito, as crianças visitam a Câmara Municipal para conhecer o funcionamento do Legislativo. Nas escolas, o trabalho começou muito antes, em maio, com a discussão em sala de aula de temas como orçamento público e levantamento das demandas, utilizando recursos pedagógicos como jogos, brincadeiras, trabalhos visuais e textos.

No cenário de uma verdadeira eleição, a criançada se candidatou a representante das escolhas e também votou nas principais demandas locais, as quais chegaram às mãos do chefe do Executivo. No dia 28 junho, os alunos escolhidos em cada escola se reunião para elencar as três principais questões entre todas as apresentadas. O resultado será apresentado ao prefeito em encontro que acontecerá no dia 3 de julho, no Centro de Formação dos Professores Clarice Lispector.

Como resposta às solicitações, Carlos Grana disse que na área da Educação já há avanços como a contratação de novos professores, aprovados em concursos realizado recentemente, a redução da jornada dos ADIs (Agentes de Desenvolvimento Infantil) que estava sendo solicitada e que resultará em novas contratações, além da perspectiva de construção de 16 novas creches, fruto de parceria com o governo federal. Grana falou também de algumas ações na área de segurança, como os planos de colocar monitoramento eletrônico em todas as escolas.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 14/06/2013 06:06
  • Alterado:14/06/2013 18:06
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados