Coordenadoria de Diversidades faz formação com funcionários do Parque do Paço
Objetivo é evitar a discriminação e garantir os direitos da população LGBT+
- Data: 23/03/2023 08:03
- Alterado: 23/03/2023 08:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Coordenadoria de Diversidades faz formação com funcionários
Crédito:PMD
Na manhã desta quarta-feira (22), trabalhadores do Parque do Paço participaram de uma atividade de formação oferecida pela Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades (CPOCD) da Prefeitura. Por meio de vídeos, bate-papos e atividades interativas, foram apresentadas diversas formas de discriminação e de como garantir os direitos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas de outras orientações sexuais e identidades de gênero (LGBT+).
“A ideia é conscientizar para melhor acolher essa população que transita não só pelo parque, mas por toda a cidade” explicou Robson de Carvalho, coordenador de Políticas de Cidadania e Diversidades. “Procuramos apresentar o que é homofobia, o que é transfobia e o que é discriminação, de forma que pessoas não sofram preconceito ao andar de mãos dadas ou usar um banheiro, por exemplo.”
Ao longo da exposição, os cerca de 24 funcionários presentes puderam discutir essa questão com o coordenador e entre si. “É um processo de formação contínua,” explicou Robson. “Mas é bem importante deixar claro o que pode e o que não pode, diferenciar uma carícia, que não tem nada demais, de um ato obsceno, que é crime.”
A orientação, ao presenciar algum ato proibido ou de discriminação, foi para que os funcionários procurem conversar com o usuário ou, em último caso, buscar ajuda da Guarda Municipal. “Mas sempre ressaltando que um beijo, um toque, um carinho é parte da expressão afetiva de todos nós e não deve ser discriminado, seja entre pessoas LGBT ou heterossexuais.Temos que fazer do Parque do Paço um local acolhedor, onde todos possam curtir com seus familiares, e garantir saúde e lazer para todos,” resumiu.
“Esse tipo de palestra abordando o preconceito, seja de orientação sexual, seja de raça, é muito importante para o desenvolvimento pessoal dos trabalhadores,” afirmou Luís Ribeiro, o Luizão, chefe de divisão responsável pelo Parque do Paço e um dos incentivadores da atividade de formação. “Principalmente para os membros da Frente de Trabalho, que não tiveram muito acesso a conhecimento, mas também têm o direito à informação correta, à evolução. Acredito que conversas como esta ajudem nesse processo.”
A CPOCD orienta a população em respeito às legislações antidiscriminatórias municipais, estaduais e federais e também abriga a Ouvidoria LGBT+, que atende casos de discriminação presencialmente, no Paço Municipal, ou pelo telefone 4057-7925.