Cooperpires aprova projeto na Lei de Incentivo à reciclagem

A aprovação de um projeto na Lei de Incentivo à Reciclagem permitirá que a cooperativa capte recursos para modernizar sua estrutura

Crédito: Divulgação

A cooperativa de reciclagem Cooperpires alcançou um marco estratégico ao ter seu projeto de modernização aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR). A conquista foi viabilizada pelo suporte técnico do Programa Ser+, uma iniciativa global da petroquímica Braskem focada no desenvolvimento institucional, governança e eficiência operacional de redes de catadores.

Com a homologação federal, a Cooperpires está oficialmente autorizada a captar investimentos diretamente com pessoas físicas e empresas tributadas pelo Lucro Real. O projeto beneficiará diretamente 16 cooperados e prevê a reestruturação da capacidade produtiva da associação.

Investimentos e Modernização Operacional

Braskem ABC - Flare. reciclagem
(Divulgação/Braskem)

Os recursos captados por meio da renúncia fiscal da LIR serão aplicados na transformação tecnológica e estrutural do galpão da cooperativa. O plano de aplicação inclui:

  • Maquinários e Logística: Aquisição de prensas verticais, empilhadeira semielétrica, transpalete com balança integrada e suportes para big bags;
  • Infraestrutura e TI: Compra de computadores para o controle de estoque, reforma de maquinários antigos e reformas de adequação civil no espaço de triagem;
  • Segurança e Gestão: Distribuição de novos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e contratação de uma assessoria técnica especializada em gestão da produção.

“Acreditamos que fortalecer cooperativas significa fortalecer toda a cadeia da reciclagem. Quando essas organizações ampliam sua capacidade de gestão, operação e planejamento, passam a acessar novas oportunidades”, destacou a gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste, Alexandra Calixto Gioso.

Como funciona a Lei de Incentivo à Reciclagem

Instituída pela Lei nº 14.260/2021, a LIR funciona de maneira similar a outros mecanismos de incentivo fiscal do Governo Federal, estimulando projetos de inclusão socioprodutiva e inovação na economia circular. O modelo de abatimento permite que:

  • Pessoas Físicas: Deduzam até 6% do Imposto de Renda (IR) devido para destinar ao projeto aprovado;
  • Pessoas Jurídicas (Lucro Real): Direcionem até 1% do seu imposto corporativo para financiar as melhorias da cooperativa.

O trabalho de capacitação promovido pela Braskem começou a ser intensificado em 2025, por meio de consultorias que prepararam as lideranças da Cooperpires para vencer as etapas burocráticas e técnicas de submissão exigidas pelas regras do mercado de capitais socioambientais.

  • Publicado: 04/07/2026 08:55
  • Alterado: 04/07/2026 08:55
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: Assessoria