Convenção do PL exibe IA com mensagem de Jair Bolsonaro

Convenção do PL exibe vídeo criado por inteligência artificial com discurso de Jair Bolsonaro em apoio à candidatura do filho Flávio

Reprodução YouTube/Partido Liberal

Crédito: Reprodução YouTube/Partido Liberal

Durante a convenção nacional do Partido Liberal realizada neste sábado, a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República recebeu um reforço vindo do uso de tecnologia. Na ocasião, a organização do evento veiculou um vídeo gerado por inteligência artificial contendo uma mensagem gravada pela simulação de Jair Bolsonaro.

A gravação foi estruturada para simular a voz e a aparência do ex-mandatário. No início da transmissão exibida no telão, a imagem digitalizada do próprio Jair Bolsonaro esclarece o uso do recurso tecnológico aos apoiadores presentes no recinto.

“Isso que vocês estão vendo aqui não sou eu, isso é uma simulação da minha imagem e da minha voz feita com inteligência artificial”, afirma a simulação de Jair Bolsonaro no material exibido.

Prisão domiciliar e restrições de comunicação

O ex-presidente cumpre pena sob regime de prisão domiciliar humanitária por motivos de saúde, após condenação relacionada aos desdobramentos dos atos antidemocráticos e tentativa de golpe de Estado posteriores ao pleito de 2022. O regime sob o qual Jair Bolsonaro se encontra impõe restrições rigorosas no tocante ao uso de redes sociais e manifestações públicas.

A utilização da imagem de Jair Bolsonaro no evento partidário ocorreu em meio a determinações recentes emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na transmissão realizada pelo vídeo digital, a figura gerada por IA direcionou críticas ao cenário jurídico e prestou apoio explícito à pré-candidatura de seu filho primogênito.

“Como todos aqui sabem eu estou preso e calado por uma decisão injusta e arbitrária baseada em algo que eu nunca fiz, mas eu garanto: nenhuma prisão vai calar o sentimento de esperança que esperamos”, declarou a voz sintetizada atribuída a Jair Bolsonaro.

Apoio político e decisões do STF

O material preparado pela equipe do partido buscou transferir o capital político do patriarca ao filho. Em outro trecho do vídeo, a representação de Jair Bolsonaro reforçou o pedido de votos e o engajamento da militância partidária para a disputa do Poder Executivo.

“Por isso peço que vocês recebam de braços abertos a pessoa que escolhi para me substituir, sangue do meu sangue, meu filho Flávio. Vem com fé. O Brasil tem futuro e o futuro é Flávio Bolsonaro presidente”, completou a gravação de Jair Bolsonaro.

A apresentação do conteúdo em vídeo ocorre poucas semanas após episódios em que cartas assinadas por Jair Bolsonaro foram lidas em transmissões na internet. Diante desses fatos, o ministro Alexandre de Moraes havia ampliado as restrições impostas ao ex-presidente, proibindo categoricamente a “divulgação de manifestos políticos-eleitorais, inclusive por terceiros, independentemente do meio utilizado”.

  • Publicado: 25/07/2026 15:16
  • Alterado: 25/07/2026 15:16
  • Autor: Gabriel de Jesus
  • Fonte: FolhaPress