Consultas por diabetes quase dobram em São Paulo

A Secretaria da Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce após atendimentos de diabetes crescerem 97% no estado

Crédito: (Divulgação)

Os atendimentos ambulatoriais relacionados ao diabetes na rede pública de saúde de São Paulo deram um salto alarmante. Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) revelam que, em 2025, o SUS registrou 108.174 procedimentos clínicos no estado, um aumento de 97% em comparação com os 54.974 atendimentos contabilizados em 2024.

O balanço foi apresentado em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, lembrado na sexta-feira (26). Os dados de internações hospitalares também subiram 12%, saltando de 23.611 para 26.426 no mesmo período comparativo. Já no primeiro quadrimestre de 2026 (janeiro a abril), o estado já soma 48.178 consultas ambulatoriais e 8.107 internações pela doença.

Alimentos ultraprocessados e reflexos da pandemia

Alimentos Ultraprocessados. diabetes
Divulgação/Freepik

De acordo com especialistas, o crescimento exponencial de pacientes procurando ajuda médica está diretamente ligado à piora no estilo de vida da população. O envelhecimento dos paulistas, o avanço dos índices de obesidade, o sedentarismo e a troca de refeições caseiras por produtos industrializados e ultraprocessados são os grandes vilões.

Os médicos alertam ainda que o isolamento e as restrições vividas durante a pandemia de Covid-19 deixaram sequelas comportamentais de longo prazo, fixando hábitos alimentares ruins e diminuindo a frequência de exercícios físicos no cotidiano.

“As mudanças nos hábitos alimentares, com maior consumo de alimentos ultraprocessados, e os impactos residuais da pandemia também agravam esse cenário”, explica o médico geriatra Eduardo Canteiro Cruz, diretor clínico do AME Idoso Sudeste.

Quando não é descoberto cedo ou é tratado de forma incorreta, o diabetes pode evoluir para quadros graves, como:

  • Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC);
  • Insuficiência renal crônica (com necessidade de hemodiálise);
  • Perda gradativa da visão (retinopatia diabética);
  • Problemas de circulação e neuropatias, que geram feridas de difícil cicatrização e riscos de amputação.

A meta dos 150 minutos e o papel das UBSs

Teste Diabetes
Divulgação

Para prevenir a doença, a recomendação médica foca em reeducação e movimento. O indicado para adultos é praticar ao menos 150 minutos de atividades físicas por semana (e 60 minutos diários para crianças), além de cortar o excesso de telas, refrigerantes e doces, priorizando alimentos naturais. Perder entre 5% e 10% do peso corporal já reduz drasticamente o risco de se tornar diabético.

Para tentar conter o avanço da doença na raiz, o Governo de São Paulo informou que já repassou mais de R$ 1,5 bilhão aos 645 municípios por meio do programa IGM SUS Paulista. A verba é carimbada para reforçar a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são a porta de entrada para a realização de exames preventivos de glicemia e a distribuição gratuita de medicamentos de controle.

  • Publicado: 25/06/2026 14:44
  • Alterado: 25/06/2026 14:44
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: Governo de São Paulo