ABC Meio Ambiente

Consulado francês será observador internacional do “Acordo Ambiental São Paulo”

Consulado-Geral firma compromisso com Cetesb e Governo do Estado para redução de emissões de gases de efeito estufa até 2050; Acordo já conta com 1.638 empresas, entidades e municípios

  • Data: 10/08/2022 15:08
  • Alterado: 16/08/2023 23:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria de Relações Internacionais
Consulado francês será observador internacional do “Acordo Ambiental São Paulo”

Patrícia Iglecias

Crédito:Comunicação Cetesb

O Consulado-Geral da França firmou nesta terça-feira (9) junto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) sua adesão ao Acordo Ambiental São Paulo que reúne municípios, organizações e entidades localizadas no território paulista com o intuito de reduzir o aquecimento global.

O país europeu passa a ser um observador internacional da iniciativa, além de incentivar empresas francesas com presença no estado de São Paulo a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa.

Patricia Iglecias, diretora-presidente da Cetesb, ressalta a importância da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo para a concretização da parceria que, segundo ela, trará transparência ao trabalho que vem sendo desenvolvido.

“Tivemos uma colaboração muito grande da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, responsável por trazer essa categoria de membros observadores. Eles são referências no tema de sustentabilidade nas suas próprias regiões, e podem efetivamente acompanhar toda a transparência necessária em um acordo como esse”, declara.

Já o secretário de Relações Internacionais, Julio Serson, salienta que há exato um ano, no mesmo 9 de agosto, a França também firmava com o Governo de São Paulo um acordo de cooperação mútua para o desenvolvimento sustentável.

“A França mantém uma estreita parceria com o Governo de São Paulo em diversos setores, seja na saúde, na cultura, na ciência e na economia. A assinatura do Acordo Ambiental São Paulo celebra um ano de trabalho em prol da sustentabilidade e vem somar esforços ao compromisso do Estado em neutralizar as emissões de carbono até 2050”, avaliou o secretário.

Segundo o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier D’Orfeuil, 54% das empresas signatárias do Acordo Ambiental, são de origem francesa. O representante diplomático ainda reitera o compromisso da França com o Acordo de Paris, o desenvolvimento sustentável e a luta contra as mudanças climáticas.

“Nesse sentido, os canais de intercâmbio e cooperação são essenciais, ricos e plurais. Por exemplo, junto com a Cetesb, participamos de um programa de capacitação para os municípios do Estado de São Paulo onde foi apresentada a experiência de Paris no assunto”, afirma.

O que é o Acordo Ambiental São Paulo

Lançado em 2019 pelo Governo de São Paulo, o Acordo Ambiental São Paulo tem o objetivo de incentivar entidades de classe, empresas e municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) e apoiar ações  para conter o aquecimento global abaixo de 1,5°C, conforme o Acordo de Paris.

Empresas e municípios interessados em participar podem solicitar o documento para a assinatura do Acordo pelo e-mail: acordo2030_cetesb@sp.gov.br

Compartilhar:
1
Crédito:Comunicação Cetesb
1
Crédito:Comunicação Cetesb Patrícia Iglecias

  • Data: 10/08/2022 03:08
  • Alterado: 16/08/2023 11:08
  • Redação
  • Secretaria de Relações Internacionais









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados