ABC Sociedade

Construtora Patriani lança projeto Mulheres em Construção

Iniciativa é a 1ª do Grande ABC e capacitará mulheres que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho no setor

  • Data: 18/08/2023 10:08
  • Alterado: 18/08/2023 10:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Construtora Patriani
Construtora Patriani lança projeto Mulheres em Construção

Crédito:

À medida que as barreiras tradicionais são superadas, um movimento crescente de mulheres está desafiando preconceitos e estereótipos, ultrapassando mitos que, por muito tempo, limitaram a participação feminina em setores como a construção civil. Reconhecendo a necessidade de equidade de gênero nos canteiros de obras, onde há um notável déficit de mulheres em atividades de execução, a Construtora Patriani se une à ONG Mulheres em Construção para lançar um programa de capacitação e inclusão, a partir de 22/08/23, no SPETTACOLO PATRIANI, em São Bernardo.

O objetivo dessa colaboração é empoderar as mulheres por meio de oficinas que proporcionarão, não apenas habilidades técnicas, mas também resgatam valores, direitos e independência econômica, promovendo uma valorização genuína da força de trabalho feminina. “Acreditamos que, ao oferecer oportunidades igualitárias para as mulheres na construção civil, estamos contribuindo para a criação de um ambiente mais justo, inclusivo e empoderador para todos os membros de nossa equipe”, explica Juliana Quintino, Superintendente de Recursos Humanos da Patriani.

Uma turma inicial de 20 mulheres será capacitada em um programa de 11 dias, proporcionando 88 horas de treinamento a cada aluna. As participantes serão preparadas para desempenhar o papel de ajudantes na área de instalações hidráulica e elétrica, funções que frequentemente carecem da presença feminina.

“Estamos muito satisfeitos em estabelecer essa parceria com a Construtora Patriani, certamente será a primeira de muitas. Acreditamos que o comprometimento e a expertise que possuem serão fundamentais para o sucesso desta iniciativa tão importante, que visa estimular uma maior empregabilidade entre mulheres e colaborar para um mundo onde elas possam fazer suas próprias escolhas”, afirma Bia Kern, Presidente e Fundadora da ONG Mulheres em Construção.

Ao longo do treinamento, as colaboradoras também participarão de um programa de desenvolvimento que abordará temas sociais, como os direitos das mulheres, vieses e preconceitos, assédio e violência doméstica, desafios do mercado de trabalho da construção civil, bem como condutas e comportamentos apropriados. Ao final, as que desejarem ingressar na equipe da Construtora Patriani serão contratadas e, além disso, receberão um certificado reconhecido em todo o mercado como um endosso de suas habilidades adquiridas.

Além do compromisso com a capacitação, a Construtora Patriani está empenhada em criar um ambiente acolhedor e inclusivo para as mulheres. Iniciativas como a adaptação da infraestrutura, a disponibilidade de vestiários femininos, uniformes adequados e equipamentos de segurança são prioridades. A empresa também está incorporando o respeito às mulheres nos Diálogos Diários de Segurança (DDS), reforçando a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero em todas as etapas de trabalho.

“Com essa iniciativa inspiradora, a Construtora Patriani e a ONG Mulheres em Construção estão pavimentando o caminho para uma indústria da construção mais inclusiva, diversificada e justa, refletindo o comprometimento mútuo em ESG para catalisar mudanças positivas dentro e além dos canteiros de obras. Esse é só o início desse programa, pretendemos expandir e logo fará parte de todos os nossos empreendimentos”, conclui Bruno Patriani, CEO da construtora.

Sobre a ONG Mulheres em Construção 

A Mulher em Construção é uma organização social que, desde 2006, visa a inclusão da mulher periférica no mercado de trabalho da construção civil através da promoção da autonomia, da cidadania e do empoderamento daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade e violência doméstica. Em um mercado predominantemente masculino, a organização capacita essas mulheres, lutando pela redução da desigualdade e incentivando a diversidade de gênero. 

Compartilhar:

  • Data: 18/08/2023 10:08
  • Alterado: 18/08/2023 10:08
  • Redação
  • Construtora Patriani









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados