ABC Meio Ambiente

Consórcio ABC fará sinalização para proteção das áreas de mananciais 

Iniciativa será implementada pela entidade regional por meio de recursos conquistados junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos

  • Data: 10/10/2023 19:10
  • Alterado: 10/10/2023 19:10
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Consórcio ABC
consorcio-area-manancial

Crédito:Helber Aggio/PSA

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC irá implementar sinalização visual com alertas visando proteção das áreas de manancial na região, que representam 56,4% do território do Grande ABC, ultrapassando 469 quilômetros quadrados.

O projeto foi um dos temas da reunião mensal do colegiado de prefeitos, realizada nesta terça-feira (10/10). A implementação dos equipamentos será realizada por recursos do Governo do Estado, viabilizados por meio de projeto apresentado pela entidade regional ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que liberou R$ 1,9 milhão para a realização do trabalho.  

O objetivo da iniciativa é a preservação de uma área ambientalmente protegida e alertar a população sobre a importância desses locais.

As placas de sinalização serão produzidas em material ambientalmente ecológico, conhecido como madeira plástica, considerando a educação ambiental e a sustentabilidade.

Com alta durabilidade, as estruturas apresentam grande resistência às intempéries, reduzindo os custos de manutenção. Além disso, não contam com componentes tóxicos na composição das tintas.
 

A identidade visual “Mananciais Grande ABC” está estruturada na integração entre as cidades, reforçando a preservação e a recuperação dos mananciais, assim como a conscientização. 


Conforme definido pelo projeto, as placas serão instaladas em vias de acesso e nas entradas e saídas de bairros a partir de rodovias que atravessam a região. O próximo passo da inciativa é a contratação da empresa que fará a instalação dos materiais. 

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliviera, ressaltou que a iniciativa da entidade regional é fundamental para esclarecer a importância das áreas de manancial junto à população. 

“A instalação das placas é mais um projeto do Consórcio ABC que sai do papel. A nova sinalização é uma conquista do Consórcio ABC que vai beneficiar a nossa região, reforçando a importância de preservar a integridade das áreas de mananciais”, afirmou Marcelo Oliveira. 

Sabesp 

A pauta da reunião também contou com um debate sobre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os prefeitos decidiram tratar em conjunto a definição do Governo do Estado de modificar as regras do regulamento das Unidades Regionais de Saneamento Básico (Uraes). A medida foi publicada em agosto deste ano pelo Estado, modificando as regras de um decreto anterior de 2021. 

Compartilhar:

  • Data: 10/10/2023 07:10
  • Alterado: 10/10/2023 07:10
  • Redação ABCdoABC
  • Consórcio ABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados