ABC Cursos

Conservatório de Tatuí reabre inscrições para cursos regulares

A instituição disponibiliza 125 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita e Educação Musical

  • Data: 16/03/2023 10:03
  • Alterado: 16/03/2023 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conservatório de Tatuí
Conservatório de Tatuí reabre inscrições para cursos regulares

Cursos regulares

Crédito:Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí — instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina — reabre inscrições para o 3º Processo Seletivo de Estudantes para o Ano Letivo 2023. A instituição disponibiliza 125 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita e Educação Musical. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, até 22 de março. 

Na Área de Educação Musical, a instituição disponibiliza 6 vagas para o curso de Formação em Educação Musical. A modalidade atende docentes da rede oficial de ensino que tenham interesse em conhecer os procedimentos da musicalização infantil, docentes especialistas em música, assim como estudantes que já se formaram no Conservatório de Tatuí e querem conhecer métodos e práticas pedagógicas facilitadores do exercício da profissão. O curso tem duração de dois anos e as aulas são ministradas presencialmente, às sextas-feiras, com duas opções de horário (matutino e vespertino). A carga horária semanal é de 200 minutos, e mais uma aula mensal (online ou presencial), aos sábados de manhã. 

Outra habilitação de destaque é o novo curso “Iniciação à Regência”, que tem 16 vagas disponíveis. É destinado a pessoas que já têm conhecimento musical, compatível com os níveis avançados da instituição. Com duração de dois anos, o curso tem objetivo central oferecer capacitação para o exercício da regência no mercado de trabalho, para a direção e preparação de grupos instrumentais ou vocais, profissionais ou amadores nas áreas orquestral, coral e de banda sinfônica. A grade curricular inclui aulas semanais, Prática de Regência com os grupos artísticos e pedagógicos do Conservatório de Tatuí, além dos encontros bimestrais com regentes convidados(as). 

Na área de Música Erudita, são oferecidas mais 24 vagas para cursos de instrumento em Tatuí e outras 13 vagas no Polo São José do Rio Pardo. Em Tatuí, os cursos disponíveis são: Contrabaixo Acústico, Percussão Sinfônica, Canto Barroco, Cordas Dedilhadas Históricas, Viola da Gamba, Oboé, Trompa, Trombone, Tuba. No Polo São José do Rio Pardo, os cursos com vagas abertas são Canto Lírico, Trompa, Trombone, Eufônio, Tuba, Percussão Sinfônica, Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contrabaixo Acústico. 

O Polo São José do Rio Pardo também tem 5 vagas para o curso Piano Colaborativo, que é oferecido exclusivamente nesta unidade. O curso tem duração de dois anos, com objetivo de capacitar estudantes para o exercício da colaboração pianística, correpetição e demais acompanhamentos ao piano no mercado de trabalho, seja para a preparação de grupos instrumentais ou vocais, profissionais ou amadores. Para ingressar no curso Piano Colaborativo, é necessário ter conhecimento pianístico compatível com o do Ciclo Avançado do Conservatório de Tatuí e conhecimento teórico compatível com o nível de Harmonia 1 da instituição. Pessoas interessadas deverão realizar um teste prático de performance, entrevista presencial e prova de Harmonia, cujos conteúdos estão especificados no edital. 

Artes da Cênicas

A Área de Artes Cênicas disponibiliza, na cidade de Tatuí, 61 vagas nos cursos Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I (8 e 9 anos de idade), Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II (10 e 11 anos), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I (12 e 13 anos), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes II (14 e 15 anos), Artes Cênicas (a partir de 18 anos) e Cenografia (a partir de 16 anos), além de vagas para o Grupo Pedagógico de Artes da Cena para Adolescentes (16 e 17 anos).

Para saber mais sobre os cursos e a grade curricular de cada modalidade, acesse o  da instituição. Para saber os detalhes do processo seletivo, incluindo pré-requisitos de cada curso disponível, critérios de seleção, prazos e outras orientações, confira os editais do Processo Seletivo no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO

3º Processo Seletivo de Estudantes 2023 – Conservatório de Tatuí

Prazo de inscrição: até as 17h59 do dia 22 de março de 2023

Compartilhar:

  • Data: 16/03/2023 10:03
  • Alterado: 16/03/2023 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Conservatório de Tatuí









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados